ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA

A PESTE E O MASSACRE DE JUDEUS E CRISTÃOS-NOVOS NA OBRA O ÚLTIMO CABALISTA DE LISBOA DE RICHARD ZIMLER

Resumo

A trama histórica ganha forma por meio de fatos reais que se encontram nos registros de memórias de uma dada época e sociedade. Embora, a força da ficção resida em dar um olhar diferenciado e mais atrativo ao real. Assim, a intenção que mobilizou a escrita que ora lhes apresento, está contida na obra de ficção: O último cabalista de Lisboa, de um estudioso dos sefarditas, Richard Zimler que não se furtou em redigir um romance aludindo críticas e denúncias a esse evento trágico em terras lusas, ocorrido na primeira década do século XVI. O qual, merece melhor análise por parte da historiografia local vigente. A qual tende a silenciar suas marcas, dada a sua brutalidade para com os judeus e cristãos-novos em tempos de pandemia. O objetivo central desta pesquisa consiste em trazer à tona a capacidade da ficção de denunciar atrocidades, mas ao mesmo tempo, içar a amplitude do peso negativo que esses acontecimentos carregam consigo. Pois, é na tessitura da ficção que, torna-se possível criar mecanismos de enunciação em que se consegue dar voz aos personagens emudecidos ou silenciados pelos detentores de poderes (econômicos, sociais e políticos) que não querem ver seus interesses abalados e, por consequência, sustentam os jogos dos imaginários sociais e do esquecimento, buscando mascarar certos eventos. Assim, destacaremos esse fato de 1506, de modo a identificar os traumas e as violências a que os cristãos-novos foram submetidos no cenário de horrores que foi o Massacre de Lisboa em tempos de pestilência em Portugal.

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Biografia do Autor

Cleusa Teixeira Sousa, Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2002), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2012) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2018), com Bolsa de Doutorado Sanduíche (PDSE-2017-2018) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde atua como Pesquisadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura - Universidade de Coimbra - UC. Atualmente é professora de História da Secretaria de Educação do Estado de Goiás; foi coordenadora do Projeto Mais Educação (2012-2015). Atuou como Tutora a Distância (bolsista) do Programa Nacional Rede E-TEC Brasil de Educação à Distância, ofertado pelo Instituto Federal de Goiás/Pró-Reitoria de Ensino/Diretoria de Educação a Distância - 2013 - (2015-2016). Foi professora de História na Universidade Estatual de Goiás - UEG (UnU Cidade de Goías) e na Faculdade de Inhumas. É membro no Grupo de Estudos e Pesquisas em Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade - UEM e no Grupo de Estudos e Pesquisas Pensamento Educacional Brasileiro - GEPPEB - (PUC-GO). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil Colonial; Ensino de História;Didática e Estágio do Ensino de História; História da Cultura Afro-brasileira e Indígena; História da Educação no Brasil; Diversidades Culturais; Antropologia, Sociologia e História do Direito. Tem amplo domínio nas temáticas: Ensino de História; Diversidades Culturais; História de Portugal no período Medieval; Transição da Idade Média para a Moderna; Monarquia Portuguesa; Legislação Portuguesa; D. Dinis; D. Afonso IV; D. Manuel I;; Judeus; Cristãos-Novos;Inquisição em Portugal e no Brasil.

Publicado
2022-06-15
Como Citar
Sousa, C. T. (2022). ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA. Notandum, (59), 1-19. https://doi.org/10.4025/notandum.vi59.61303
Seção
Artigos