A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO A PARTIR DA OBRA DE MODO ADDISCENDI DE GILBERTO DE TOURNAI NO SÉCULO XIII
Resumo
Em 1263, Gilberto de Tournai (1209-1284) finalizou a obra De modo addiscendi, um tratado pedagógico destinado a Jean Dampierre. Esse texto foi produzido em Paris no século XIII, momento de crescimento das instituições educacionais. O autor da obra foi um frade franciscano, mestre de teologia na Universidade de Paris e conselheiro do rei Luís IX da França. Na obra, Gilberto orienta os mestres e familiares a educar as crianças para que tenham uma formação espiritual e intelectual. A partir desta obra, o objetivo é analisar as representações da infância e da sua educação no período. Para tanto, utilizamos o conceito de representações de Roger Chartier (2002) e Jacques Verger (1999) para abordar o ensino medieval. Esta pesquisa é qualitativa e documental. O estudo indica que as representações forjadas por Tournai inscrevem a infância como um período de formação, na qual os esforços do mestre deveriam fomentar a submissão e a obediência, propiciando o desenvolvimento da sabedoria. A análise da obra de Tournai corrobora a perspectiva de que a educação se conectava aos modos de pensar e caracterizar a infância, bem como da importância da Igreja católica para a constituição e difusão de representações sobre a infância na época.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.