A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO A PARTIR DA OBRA DE MODO ADDISCENDI DE GILBERTO DE TOURNAI NO SÉCULO XIII

  • Andrei Roberto da Silva Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Juliana de Mello Moraes Universidade Regional de Blumenau - FURB

Resumo

Em 1263, Gilberto de Tournai (1209-1284) finalizou a obra De modo addiscendi, um tratado pedagógico destinado a Jean Dampierre.  Esse texto foi produzido em Paris no século XIII, momento de crescimento das instituições educacionais. O autor da obra foi um frade franciscano, mestre de teologia na Universidade de Paris e conselheiro do rei Luís IX da França. Na obra, Gilberto orienta os mestres e familiares a educar as crianças para que tenham uma formação espiritual e intelectual. A partir desta obra, o objetivo é analisar as representações da infância e da sua educação no período. Para tanto, utilizamos o conceito de representações de Roger Chartier (2002) e Jacques Verger (1999) para abordar o ensino medieval. Esta pesquisa é qualitativa e documental. O estudo indica que as representações forjadas por Tournai inscrevem a infância como um período de formação, na qual os esforços do mestre deveriam fomentar a submissão e a obediência, propiciando o desenvolvimento da sabedoria. A análise da obra de Tournai corrobora a perspectiva de que a educação se conectava aos modos de pensar e caracterizar a infância, bem como da importância da Igreja católica para a constituição e difusão de representações sobre a infância na época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrei Roberto da Silva, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestrando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau -FURB. Bacharel em Teologia (2017) e especialista em História da Igreja (2020) pelo Centro Universitário - Católica de Santa Catarina.

Juliana de Mello Moraes, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Docente do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Possui graduação (2000) e mestrado (2003) em História pela Universidade Federal do Paraná e doutorado (2010) em História pela Universidade do Minho, Portugal.

Publicado
2022-06-20
Como Citar
Silva, A. R. da, & Moraes, J. de M. (2022). A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO A PARTIR DA OBRA DE MODO ADDISCENDI DE GILBERTO DE TOURNAI NO SÉCULO XIII. Notandum, (59), 41-57. https://doi.org/10.4025/notandum.vi59.61832
Seção
Fundamentos da Educação