PERFIL DA FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM QUÍMICA
Resumo
Atualmente, para que um docente atue no Ensino Superior não é necessária nenhuma formação específica para tal exercício; existe apenas a exigência de que estes profissionais tenham passado por cursos de Pós-graduação na modalidade stricto sensu, como mestrado e doutorado. Todavia, esses cursos estão focados na realização de pesquisas em áreas e campos específicos de conhecimento, formando, assim, uma equipe de profissionais altamente qualificados para a pesquisa, mas não para a docência. O objetivo deste trabalho é de investigar quais cursos de Pós-graduação em Química do Brasil ofertam disciplinas voltadas para a área pedagógica. Para isso, foi feita uma pesquisa na plataforma Sucupira da CAPES, de forma a observar a presença ou não de disciplinas voltadas para o Ensino Superior de Química. Constatamos que apenas 22% dos programas ofertam esse tipo de disciplina e que os estudos e pesquisas nesta área realmente precisam se intensificar para evidenciar a importância de uma formação de cunho pedagógico para a atuação no Ensino Superior.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.