A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE MUDAR PARA MANTER

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PIBID

  • Vânia Maria Alves Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas
  • Carmem Waldow Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas

Resumo

Este artigo faz uma discussão crítica sobre os desafios da formação docente num contexto de imposição de “novas” Diretrizes Curriculares para a Formação dos Professores (DCN) aprovadas pela Resolução CNE/CP nº 2/2019 (BNC/Formação) e o seu alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2018), que representa risco de esvaziamento à formação discente. Objetivamos problematizar estas diretrizes impostas para as Licenciaturas que, ao revogar a Resolução CNE/CP nº 02/2015, reeditam aspectos presentes nas DCN outrora implantadas; analisar de que modo as diretrizes, pautadas na formação para as competências e habilidades, põem em risco a formação docente crítica; ressaltar o potencial do PIBID para a formação sólida, interdisciplinar, integrando teoria e prática. A pesquisa é qualitativa, mediada pelo estudo documental e bibliográfico de autores como Saviani (2007), Mazzeu (2011), Coutinho (2012), Dourado (2015), Lavoura et al. (2020). No atual contexto, as políticas e legislação para a formação docente representam uma estratégia do mudar para manter, cujo foco principal da formação é unilateral ao incutir competências e habilidades necessárias para enfrentar e contornar as adversidades pessoais/laborais do mercado de trabalho. Em contraposição, ressalta-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID como espaço de resistência e promoção da formação omnilateral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Maria Alves, Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas
Licenciada em Pedagogia - Orientação Educacional - pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1999); Mestre em Educação - Área de Concentração: Educação e Ensino de Professores - pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná - UNICS (2002) e Doutora em Educação - Linha de Pesquisa Trabalho e Educação - pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2008). Atuou como professora, coordenadora e membro do Colegiado do curso de Pedagogia; professora nos cursos de Licenciatura Letras-Inglês, Química, Matemática, Física, Filosofia e Especialização em Biologia, Educação e Saúde; vice-reitora e pró-reitora de ensino de graduação, no Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná-UNICS. Em março de 2010 assumiu o cargo efetivo de Professora, Classe Adjunto I, para o campo de conhecimento Fundamentos da Educação, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Realeza/PR. A partir de junho de 2010, assumiu o concurso de Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR, Campus Palmas. Atuou como coordenadora do curso de Pedagogia de junho/2010 a fevereiro/2017. Trabalha como docente no curso de Pedagogia e nas demais Licenciaturas. Tem experiência na Educação Básica e Educação Superior, coordenação pedagógica na Educação Básica e Superior, na formação de professores, na coordenação do processo de elaboração do projeto político-pedagógico da Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino superior, pós-graduação, políticas de pós-graduação, formação docente, gestão da Educação Básica e Superior, projeto político-pedagógico, organização curricular e práticas pedagógicas. No período entre setembro de 2017 a julho de 2018 esteve cedida ao Instituto Federal Catarinense - IFC Campus Avançado Abelardo Luz, no exercício da função de Coordenadora Geral Pedagógica.
Carmem Waldow, Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas

Doutoranda em Educação - Linha de Pesquisa História da Educação - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas.

Publicado
2022-07-04
Como Citar
Alves, V. M., & Waldow, C. (2022). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE MUDAR PARA MANTER. Notandum, (59), 83-105. https://doi.org/10.4025/notandum.vi59.62849
Seção
Fundamentos da Educação