AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA

DESAFIOS DO EDUCADOR

  • Rodolfo Angelo Correia Gerstenberger Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, ETEC Juscelino Kubitschek de Oliveira/Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Maria de Fátima Ramos de Andrade Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Resumo

O sistema educacional brasileiro vem passando por mudanças, ajustes, adequações e revisões no decorrer dos anos. Prova disso são as alterações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que preconiza um modelo de currículo muito discutido na área educacional, reiterando a necessidade de um processo da educação pautado no desenvolvimento de competências. Este artigo tem como objetivo analisar como os professores de um curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, de uma instituição de ensino do ABC paulista, estruturam e desenvolvem seus processos avaliativos, numa perspectiva de educação que tenha como foco o desenvolvimento de competências. Trata-se de um estudo qualitativo de cunho descritivo-analítico, realizado com professores do curso em questão. Ao final do estudo, constatou-se um processo avaliativo que se direciona a um modelo formativo e que se conecta com a formação por competências, mas que, em alguns momentos, pelas falas dos docentes, se parece com o modelo tradicional de formação e avaliação.

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Biografia do Autor

Rodolfo Angelo Correia Gerstenberger, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, ETEC Juscelino Kubitschek de Oliveira/Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Educação pelo programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Professor de nível técnico nos cursos de Administração, Logística e Recursos Humanos do Centro Paula Souza em disciplinas diversas voltadas a gestão empresarial, marketing, relações humanas, liderança e motivação e trabalho de conclusão de curso. Pós graduado lato sensu em Gestão Educacional pela Faculdade de Tecnologia Termomecanica (2020), possui licenciatura plena para docência em ensino médio e técnico pelo programa especial de formação pedagógica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza-SP (2016), pós graduado lato sensu em Gestão do Relacionamento com o Cliente pelo Centro Universitário SENAC (2014), graduado em Processos Gerenciais pela Faculdade de Tecnologia Termomecânica (2008). Na área da educação além da experiência docente possui experiência de 6 anos como Coordenador de Curso bem como participação ativa em atividades gerais da gestão escolar. Além da área acadêmica possui experiência empresarial na área de gestão da qualidade com foco em produto e processo, gestão de suprimentos com desenvolvimento de fornecedores e na área comercial com foco em relacionamento. Mecânico de Usinagem e Ferramenteiro de dispositivos pelo SENAI. Fluente no idioma inglês devido experiências internacionais ocorridas na Inglaterra e Irlanda, e fala um pouco do idioma alemão.

Maria de Fátima Ramos de Andrade, Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi)letramentos e praticas pedagógicas. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro associada do World Education Research Association (Wera). Group: International Research Networks (IRNs). Didactics ? Learning and Teaching.

Publicado
2022-07-05
Como Citar
Gerstenberger, R. A. C., & Andrade, M. de F. R. de. (2022). AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA. Notandum, (59), 117-133. https://doi.org/10.4025/notandum.vi59.63372
Seção
Teoria e Prática do Ensino e da Aprendizagem