AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA
DESAFIOS DO EDUCADOR
Resumo
O sistema educacional brasileiro vem passando por mudanças, ajustes, adequações e revisões no decorrer dos anos. Prova disso são as alterações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que preconiza um modelo de currículo muito discutido na área educacional, reiterando a necessidade de um processo da educação pautado no desenvolvimento de competências. Este artigo tem como objetivo analisar como os professores de um curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, de uma instituição de ensino do ABC paulista, estruturam e desenvolvem seus processos avaliativos, numa perspectiva de educação que tenha como foco o desenvolvimento de competências. Trata-se de um estudo qualitativo de cunho descritivo-analítico, realizado com professores do curso em questão. Ao final do estudo, constatou-se um processo avaliativo que se direciona a um modelo formativo e que se conecta com a formação por competências, mas que, em alguns momentos, pelas falas dos docentes, se parece com o modelo tradicional de formação e avaliação.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.