ENFRENTAMENTOS NA PANDEMIA DE COVID-19

ESTRATÉGIAS E IMPASSES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UEMS/JARDIM

  • Marsiel Pacífico Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Esse artigo objetiva apresentar as dificuldades encontradas pelo grupo acadêmico da Licenciatura em Geografia da UEMS/Jardim em meio à pandemia Covid-19. Impactados por fatores sociais, culturais, políticos e tecnológicos, o curso encontra dificuldades para o estabelecimento de uma prática pedagógica, quer em sua profundidade, quer em seu alcance. Nesse sentido narram-se as principais dificuldades encontradas, explicitando os processos e os apontamentos constituídos pelo colegiado do curso na resolução das mesmas. Para tanto utiliza-se do estudo de caso como metodologia de pesquisa. Como resultado observa-se que, embora superados alguns obstáculos, a comunidade acadêmica ainda encontra dificuldades significativas para o desenvolvimento do calendário acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marsiel Pacífico, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação - PROFEDUC/UEMS. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) Unidade Universitária de Jardim. Líder dos Grupos de Estudo e Pesquisa: TCEducS - Teoria Crítica, Educação e Sociedade & NeuroPraPe - Neuroeducação e as Práticas Pedagógicas. Doutor em Educação (2013-2017) na linha de pesquisa do PPGE/UFSCAR "Educação, Cultura e Subjetividade", Mestre em Educação (2010-2012) na linha de "Filosofia, História e Sociologia da Educação" pela Universidade Federal de São Carlos onde também graduou-se em Pedagogia (2006-2009). Além disso é Especialista em Docência do Ensino Superior e Educação à Distância (FAVENI) e em Neuroeducação (Faculdades Campos Elíseos). Atuou nas instituições de ensino superior: UFAM, UEPG, UNESP/Araraquara, UNIFRAN e Faculdades Campos Elíseos (FCE); além de ter sido professor de ensino fundamental (2010-2012) e gestor escolar (2013-2017) na rede municipal de São Carlos.

Publicado
2022-07-04
Como Citar
Pacífico, M. (2022). ENFRENTAMENTOS NA PANDEMIA DE COVID-19. Notandum, (59), 107-116. https://doi.org/10.4025/notandum.vi59.63468
Seção
Teoria e Prática do Ensino e da Aprendizagem