GESTÃO E EFICÁCIA ESCOLAR
ANÁLISE DO GRAU DE CONCORDÂNCIA DE DIRETORES DE UM MUNICÍPIO DO ABC PAULISTA
Resumo
A pesquisa analisa o grau de concordância de diretores de escola acerca da gestão e da eficácia escolar. Os dados foram coletados por meio de um questionário eletrônico tipo Likert aplicado em 25 diretores de escola de um município do ABC Paulista. Os dados foram descritos, analisados estatisticamente e interpretados na perspectiva do referencial teórico que discute o assunto, notadamente, a teoria das escolas eficazes. Os resultados da pesquisa indicam que não há consenso acerca da possibilidade de o insucesso escolar estar relacionado com a atuação do diretor, pois as respostas desses profissionais mostraram-se difusas. Todavia, a maioria dos participantes atribui ao diretor de escola a responsabilidade pela busca das causas do insucesso escolar que, segundo eles mesmos, estão relacionadas ao ambiente familiar. Os resultados mostram, também que a garantia de materiais didáticos adequados às necessidades educativas dos estudantes, um bom clima escolar e infraestrutura adequada são aspectos fundamentais para a eficácia escolar.
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