GESTÃO E EFICÁCIA ESCOLAR

ANÁLISE DO GRAU DE CONCORDÂNCIA DE DIRETORES DE UM MUNICÍPIO DO ABC PAULISTA

  • Nonato Assis de Miranda Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
  • Adriana Moda Scutari Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Resumo

A pesquisa analisa o grau de concordância de diretores de escola acerca da gestão e da eficácia escolar. Os dados foram coletados por meio de um questionário eletrônico tipo Likert aplicado em 25 diretores de escola de um município do ABC Paulista. Os dados foram descritos, analisados estatisticamente e interpretados na perspectiva do referencial teórico que discute o assunto, notadamente, a teoria das escolas eficazes. Os resultados da pesquisa indicam que não há consenso acerca da possibilidade de o insucesso escolar estar relacionado com a atuação do diretor, pois as respostas desses profissionais mostraram-se difusas. Todavia, a maioria dos participantes atribui ao diretor de escola a responsabilidade pela busca das causas do insucesso escolar que, segundo eles mesmos, estão relacionadas ao ambiente familiar. Os resultados mostram, também que a garantia de materiais didáticos adequados às necessidades educativas dos estudantes, um bom clima escolar e infraestrutura adequada são aspectos fundamentais para a eficácia escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). 

Adriana Moda Scutari, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Diretor de Escola da Secretaria Municipal de Santo André-SP.

Publicado
2022-12-13
Como Citar
Miranda, N. A. de, & Scutari, A. M. (2022). GESTÃO E EFICÁCIA ESCOLAR. Notandum, (60), 63-79. https://doi.org/10.4025/notandum.vi60.63495
Seção
Fundamentos da Educação