DE FORA DA SALA DE AULA PARA DENTRO DA REDE

AÇÕES EXTENSIONISTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

  • Arthur Vianna Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP)
  • Ariel Pimenta Baptista Teixeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Marcio Bernardino Sirino Universidade Castelo Branco (UCB)

Resumo

O presente relato de pesquisa tem como objetivo mostrar as práticas extensionistas realizadas pelo Projeto de Extensão Fora da Sala de Aula, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, dedicado à reflexão das práticas educativas não escolares e sua relação com as camadas empobrecidas da região metropolitana do Rio de Janeiro. Nesse tempo de Pandemia da COVID-19, as ações extensionistas continuaram regularmente sendo realizadas por meio de plataformas digitais comuns e gratuitas disponíveis. Dessa forma, o presente texto vem demonstrar a nova organização do grupo de bolsistas que fazem parte desse projeto de forma a dar continuidade aos seus trabalhos de formação continuada. Ao mesmo tempo, mostrar que, ao utilizar os recursos digitais gratuitos disponíveis, de forma democrática na internet, ampliou-se o seu alcance a outros sujeitos da educação de forma a favorecer a formação contínua de muitos educadores sociais. Assim sendo, o referido projeto, e suas ações extensionistas, ganham uma nova forma de (re)existência e de transposição dos muros da academia para entrar na rede crescente de sujeitos que buscam a formação continuada, através da educação remota, em tempos de isolamento/distanciamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP)

Professor Efetivo do PPGEdu (Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP - 2011). Mestre em Educação e Cultura Contemporânea pela Universidade Estácio de Sá (UNESA - 2006). Especialista Lato Sensu em diversas áreas da Educação, da Psicologia e da Psicanálise. Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG- 1998), Licenciatura em Teologia pela Universidad Católica Boliviana San Pablo em Cochabamba, Bolívia (UCSP-2003) e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Brasília (FABRAS-2020). Experiência em docência do Ensino Superior nas áreas de Filosofia, Psicologia, Sociologia, História e Antropologia. Práticas em Psicopedagogia e Psicomotricidade para atividades extracurriculares com camadas empobrecidas. Desenvolvimento de trabalhos na modalidade de educação à distância com cursos de graduação e extensão universitária. Pesquisador na área de formação docente e práticas de ensino com camadas empobrecidas em espaços não escolares (não-formais e informais) tendo como ênfase a abordagem psicossocial das Teorias das Representações Sociais, da Identidade Profissional de Claude Dubar e da Pedagogia Social.

Ariel Pimenta Baptista Teixeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Atualmente é graduanda em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro onde atua como monitora e pesquisadora na disciplina de Psicologia da Educação. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Fora da Sala de Aula da UERJ/FFP.

Marcio Bernardino Sirino, Universidade Castelo Branco (UCB)

Professor da Universidade Castelo Branco (UCB); Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ); Mestre em Educação (UNIRIO); Especialista em Gestão da Educação Pública (UNIFESP); Especialista em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares (UFF/Angra dos Reis); Pedagogo (UCB) e Pesquisador do Grupo de Pesquisa "Conhecimento, Currículo e Avaliação" (ProPEd/UERJ).

Publicado
2022-07-08
Como Citar
Ferreira, A. V., Teixeira, A. P. B., & Sirino, M. B. (2022). DE FORA DA SALA DE AULA PARA DENTRO DA REDE. Notandum, (59), 145-154. https://doi.org/10.4025/notandum.vi59.64288
Seção
Teoria e Prática do Ensino e da Aprendizagem