ESTRESSE E BURNOUT NA PROFISSÃO DOCENTE
UM ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O estado de saúde é um aspecto fundamental para a qualidade de vida do professor, sendo uma condição necessária para que ele possa executar, com êxito, o seu trabalho. Todavia, o contexto escolar pode ser considerado múltiplo, complexo, dinâmico e interativo. Para lidar com esse contexto multifacetado, o professor, elemento crucial no processo educativo, precisa se adaptar às demandas provenientes desse ambiente de trabalho. Nesse sentido, por meio de uma revisão de literatura, tem-se como objetivo investigar quais são os principais fatores psicossociais, estruturais e relacionais na profissão docente que podem desencadear o estresse e o burnout em professores que atuam na Educação Infantil, bem como discutir a responsabilidade civil dos empregadores/instituições de ensino nos casos de burnout. Os resultados revelam que a carga de trabalho, as relações interpessoais e as condições do ambiente escolar constituem os agentes que mais desencadeiam estresse e burnout nos professores. Conclui-se que ações de prevenção e suporte social são necessárias para garantir a qualidade de vida dos docentes.
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