ESTRESSE E BURNOUT NA PROFISSÃO DOCENTE

UM ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • João Gabriel Yaegashi Universidade Cesumar (UNICESUMAR)
  • Cleber Sanfelici Otero Universidade Cesumar (UNICESUMAR)
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Marta Regina Furlan de Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Resumo

O estado de saúde é um aspecto fundamental para a qualidade de vida do professor, sendo uma condição necessária para que ele possa executar, com êxito, o seu trabalho. Todavia, o contexto escolar pode ser considerado múltiplo, complexo, dinâmico e interativo. Para lidar com esse contexto multifacetado, o professor, elemento crucial no processo educativo, precisa se adaptar às demandas provenientes desse ambiente de trabalho. Nesse sentido, por meio de uma revisão de literatura, tem-se como objetivo investigar quais são os principais fatores psicossociais, estruturais e relacionais na profissão docente que podem desencadear o estresse e o burnout em professores que atuam na Educação Infantil, bem como discutir a responsabilidade civil dos empregadores/instituições de ensino nos casos de burnout. Os resultados revelam que a carga de trabalho, as relações interpessoais e as condições do ambiente escolar constituem os agentes que mais desencadeiam estresse e burnout nos professores. Conclui-se que ações de prevenção e suporte social são necessárias para garantir a qualidade de vida dos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Gabriel Yaegashi, Universidade Cesumar (UNICESUMAR)

Mestrando em Ciências Jurídicas pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Bolsista CAPES. Advogado.

Cleber Sanfelici Otero, Universidade Cesumar (UNICESUMAR)

Doutor em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino (ITE). Docente no Programa de Pós-Graduação Ciências Jurídicas da Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Juiz Federal.

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Publicado
2023-03-27
Como Citar
Yaegashi, J. G., Otero, C. S., Yaegashi, S. F. R., & Oliveira, M. R. F. de. (2023). ESTRESSE E BURNOUT NA PROFISSÃO DOCENTE . Notandum, (61), e64368. https://doi.org/10.4025/notandum.vi61.64368
Seção
Fundamentos da Educação