A RECONSTRUÇÃO SOCIAL PELA RECONSTRUÇÃO EDUCACIONAL
O MANIFESTO DA NOVA EDUCAÇÃO E A DEMOCRACIA SOCIAL
Resumo
O objetivo deste artigo é examinar o Manifesto da Nova Educação enquanto uma das correntes que integram uma tendência surgida nas últimas décadas do século XIX de reformar o capitalismo em sua forma liberal. Era seu propósito opor-se à solução radical preconizada pelo marxismo, qual seja, o estabelecimento do socialismo. De modo geral, os integrantes dessa tendência propunham alterar as vigentes condições de existência da classe operária, geradora dos conflitos sociais. O Manifesto preconizava um caminho próprio, que era promover a reconstrução social por meio da reconstrução educacional, sem alterar a relação entre capital e trabalho, diferentemente do que se verificava em grande parte dessas correntes. Assim, nossa tese é que não se pode compreender historicamente o Manifesto da Nova Educação se limitarmos sua análise como momento da história brasileira. Com efeito, sem o considerarmos no âmbito dos acontecimentos políticos verificados no mundo ocidental não poderemos apreender o seu sentido político.
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