POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO
MECANISMOS DE CONTROLE DO CONTEÚDO DA FORMAÇÃO
Resumo
A alfabetização implica aspectos teórico-práticos, políticos, econômicos, sociais e, sobretudo, uma concepção de formação humana e de formação cultural que são constituídas no interior de um projeto de sociedade e que também o constituem. Neste artigo objetiva-se compreender em que medida, no Brasil, as políticas públicas para a alfabetização respondem às concepções de formação humana e de formação cultural que subjazem à sociedade em sua fase atual, cuja flexibilização dos processos e dos contratos de trabalho, dos paradigmas de consumo e dos conhecimentos exigem sujeitos igualmente e, desse modo, contribuir para a coesão social em âmbito global. Mediante conceitos da Teoria Crítica da Sociedade, analisam-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA), ou seja, políticas que orientam a organização curricular e os encaminhamentos didático-pedagógicos das instituições escolares, especificamente acerca da alfabetização, como expressão desse movimento político-social. Essas políticas públicas fazem parte da agenda mundial para a educação, cujas concepções de formação humana, de formação cultural, de sociedade e de cidadania adotadas pelo Estado atuam como mecanismo de controle por meio da padronização e da tipificação oficiais do conteúdo da formação, já que pela apropriação da cultura cada sujeito se constitui e se diferencia dos demais.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.