POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO

MECANISMOS DE CONTROLE DO CONTEÚDO DA FORMAÇÃO

  • Analice Czyzewski Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Terezinha Bellanda Galuch Universidade Estadual de Maringá

Resumo

A alfabetização implica aspectos teórico-práticos, políticos, econômicos, sociais e, sobretudo, uma concepção de formação humana e de formação cultural que são constituídas no interior de um projeto de sociedade e que também o constituem. Neste artigo objetiva-se compreender em que medida, no Brasil, as políticas públicas para a alfabetização respondem às concepções de formação humana e de formação cultural que subjazem à sociedade em sua fase atual, cuja flexibilização dos processos e dos contratos de trabalho, dos paradigmas de consumo e dos conhecimentos exigem sujeitos igualmente e, desse modo, contribuir para a coesão social em âmbito global. Mediante conceitos da Teoria Crítica da Sociedade, analisam-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA), ou seja, políticas que orientam a organização curricular e os encaminhamentos didático-pedagógicos das instituições escolares, especificamente acerca da alfabetização, como expressão desse movimento político-social. Essas políticas públicas fazem parte da agenda mundial para a educação, cujas concepções de formação humana, de formação cultural, de sociedade e de cidadania adotadas pelo Estado atuam como mecanismo de controle por meio da padronização e da tipificação oficiais do conteúdo da formação, já que pela apropriação da cultura cada sujeito se constitui e se diferencia dos demais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analice Czyzewski, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2012), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2015), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Atualmente é professora colaboradora da Universidade Estadual de Maringá.

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), especialização em metodologia do ensino pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1996), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Realizou estágio de Pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP (2013). Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, ensino fundamental, ensino e aprendizagem, Teoria Crítica da Sociedade.

Publicado
2022-12-14
Como Citar
Czyzewski, A., & Galuch, M. T. B. (2022). POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO. Notandum, (60), 81-99. https://doi.org/10.4025/notandum.vi60.65156
Seção
Fundamentos da Educação