CRÍTICA A UM FUTURO DETERMINADO
PREVISÕES DA REVISTA THE ECONOMIST PARA A RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO
Resumo
O presente artigo, escrito em caráter de ensaio, tem por objetivo analisar as projeções do relatório “O mundo em 2021”, publicado pela revista inglesa The Economist, no qual são apontadas perspectivas para um futuro próximo, buscando desvelar seus conflitos, que não foram expressas pela visão hegemônica representada por esta publicação. A partir desta fonte documental, o artigo apresenta um breve resumo da história, ideologia e estrutura da revista. Em seguida, realiza o recorte de dois temas, dentre os vinte abordados pelo relatório, que constituem particular interesse para os estudos do campo trabalho e educação: a redução da força de trabalho, o fortalecimento do ensino híbrido em contexto pós-pandêmico. Para análise dos temas, o artigo é apoiado no diálogo com autores do campo do materialismo histórico-dialético, destacando as formulações de Antonio Gramsci, István Mészarós, Georg Lukács, Dermeval Saviani, Gaudêncio Frigotto, a partir dos quais são apresentados contrapontos críticos aos pressupostos deterministas do que é apontado pelo referido relatório como o novo processo econômico/social. Nas considerações finais discute-se as repercussões para o sistema escolar: a universalização da ocupação laboral produtiva remunerada e a universalização da educação escolarizada em uma pauta geral de transformações das relações de trabalho acentuadas pela atual crise sanitária.
Palavras-chave: Trabalho e Educação. Formação Humana. The Economist. Crise sanitária.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.