ARES DE PROGRESSO E CONSERVADORISMO

REPRESENTAÇÕES DO GÊNERO FEMININO NA REVISTA MANCHETE (1973)

Resumo

As aparentes ambiguidades existentes entre os ares de progresso e as várias faces do conservadorismo no Brasil são elementos que marcaram a História. Com isso, objetivamos discutir essas aparentes ambiguidades considerando os modos como foram representadas questões relacionadas às mulheres na Revista Manchete (1973). Para isso, utilizamos como metodologia a análise do discurso, tendo a revista como fonte histórica. A partir de estudos que englobam a História Cultural, História da Educação e História das Mulheres, concluímos que um projeto político, pedagógico, cultural e social esteve atrelado à produção e veiculação dessas representações por meio das revistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelyn de Almeida Orlando, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Pós-Doutora pela Universidade de Paris, doutora em Educação pela Univerisdade Estadual do Rio de Janeiro e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Licenciatura em Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Licenciatura em Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Nicoli Ferreira de Mello, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda em Educação, na linha no projeto "Educação, Religião e Cultura - séc. XIX-XX", Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduada no curso de Licenciatura em História, PUCPR. 

Neli de Lemos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Doutoranda em Educação pela PUCPR (2022). Mestre em Educação, PUCPR (2017). Especialista em Gestão Pública (UAB/IFSC, 2013). Especialista em PROEJA (IFSC, 2010) e, Graduada em PEDAGOGIA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente também é Pedagoga OE no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Publicado
2023-04-05
Como Citar
de Almeida Orlando, E., Ferreira de Mello, N., & de Lemos, N. (2023). ARES DE PROGRESSO E CONSERVADORISMO. Notandum, (61), e65876. https://doi.org/10.4025/notandum.vi61.65876
Seção
Fundamentos da Educação