DE BELLO GALLICO

SOCIEDADE E RELIGIOSIDADE GAULESA NOS COMENTARII DE JÚLIO CÉSAR

  • Pablo Gatt Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ludmila Noeme Santos Portela Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O presente artigo se debruça sobre a antiga região da Gália, que hoje compreende o território um pouco mais vasto que o atual domínio de França, uma vez que essa porção geográfica era habitada por povos célticos e constituiu uma importante província do Império Romano. Nesse sentido, nosso tempo-espaço se concentra durante o processo de pacificação efetuado por Júlio César (100-44 a.C.), e é em sua obra, Comentários Sobre a Guerra Gálica ou De Bello Gallico, que analisaremos a sociedade gaulesa em questão. Portanto, o foco desse estudo encontra-se na tentativa de esmiuçar algumas características culturais, políticas e religiosas dos gauleses, para além do estudo desse processo de pacificação. Nesse sentido, abordaremos em um primeiro momento a trajetória de Júlio César, para posteriormente estudarmos o processo de conquista e pacificação da Gália. Em seguida debatermos a respeito da cultura céltica perante a visão do mesmo, perpassando a estrutural social gaulesa, para ao final compreendermos a religiosidade céltica através dos escritos de Júlio César, especialmente por meio do Livro VI do De Bello Gallico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Gatt, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em História Medieval pelo Programa de Pós-Gradução em História Social das Relações Políticas da Universidade Federal do Espírito Santo, sob orientação do Prof. Dr. Sérgio Alberto Feldman. Membro do Laboratório de Estudos Tardo Antigos e Medievais Ibéricos Sefaradis (Letamis). E-mail: gattpablo@gmail.com.

Ludmila Noeme Santos Portela, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em História pelo Programa de Pós-Gradução em História Social da Relações Políticas (PPGHIS-UFES)

Publicado
2023-04-28
Como Citar
Gatt, P., & Noeme Santos Portela, L. (2023). DE BELLO GALLICO. Notandum, (61), e65968. https://doi.org/10.4025/notandum.vi61.65968
Seção
Artigos