DE BELLO GALLICO
SOCIEDADE E RELIGIOSIDADE GAULESA NOS COMENTARII DE JÚLIO CÉSAR
Resumo
O presente artigo se debruça sobre a antiga região da Gália, que hoje compreende o território um pouco mais vasto que o atual domínio de França, uma vez que essa porção geográfica era habitada por povos célticos e constituiu uma importante província do Império Romano. Nesse sentido, nosso tempo-espaço se concentra durante o processo de pacificação efetuado por Júlio César (100-44 a.C.), e é em sua obra, Comentários Sobre a Guerra Gálica ou De Bello Gallico, que analisaremos a sociedade gaulesa em questão. Portanto, o foco desse estudo encontra-se na tentativa de esmiuçar algumas características culturais, políticas e religiosas dos gauleses, para além do estudo desse processo de pacificação. Nesse sentido, abordaremos em um primeiro momento a trajetória de Júlio César, para posteriormente estudarmos o processo de conquista e pacificação da Gália. Em seguida debatermos a respeito da cultura céltica perante a visão do mesmo, perpassando a estrutural social gaulesa, para ao final compreendermos a religiosidade céltica através dos escritos de Júlio César, especialmente por meio do Livro VI do De Bello Gallico.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.