APORTES DE LA ORDEN FRANCISCANA A LA EDUCACIÓN Y A LA CULTURA CHILENAS

Resumo

A Ordem Franciscana surgiu no século XIII para viver e pregar o Evangelho de Jesus Cristo, que não estava sendo posto em prática dentro da Igreja. Uma boa pregação para ter um efeito ao longo do tempo requer uma educação para as gerações futuras, de acordo com a mensagem e tanto a pregação quanto a ação pedagógica, levarão a uma mudança cultural na sociedade. Isso foi trazido à prática pelos Frades Menores, que chegaram ao Chile em 1553, cuja preocupação era focada nos setores indígenas e mais despossuídos nos campos chilenos, insistindo na justiça. A relevância especial adquire tendo assumido as escolas e paróquias deixadas pelos jesuítas quando foram expulsos dos territórios espanhóis em 1767. A metodologia utilizada para a realização deste estudo faz parte do paradigma qualitativo no qual fontes históricas são utilizadas para descrever e analisar adequadamente o objetivo da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaime Caiceo Escudero, Universidad de Santiago de Chile, Santiago

Doctor en Ciencias de la Educación (Pontificia Universidad Católica Argentina, Buenos Aires, AR). Profesor de la Universidad de Santiago de Chile, CL.

Publicado
2023-09-13
Como Citar
Caiceo Escudero, J. (2023). APORTES DE LA ORDEN FRANCISCANA A LA EDUCACIÓN Y A LA CULTURA CHILENAS. Notandum, (61), e66982. https://doi.org/10.4025/notandum.vi61.66982
Seção
Fundamentos da Educação