ESTRATÉGIAS DE LEITURA

UMA ANÁLISE DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Resumo

Analisa as estratégias de leitura e o uso do acervo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em São João, Paraná, situando esse Programa no cenário das políticas educacionais de livro, leitura e formação de alfabetizadoras e nas estratégias de leitura que propõe e aquelas vivenciadas na prática pedagógica, a partir de pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas. Compreende o programa como política pública significativa no contexto educacional, pois articula a formação continuada das professoras ao acervo bibliográfico e seu uso. Considera que as concepções de alfabetização, letramento e leitura relacionadas ao trabalho com as obras do programa se constituem referências nas práticas das professoras. Destaca um vasto número de estratégias de leitura, as quais podem servir de referência na formação inicial e continuada de professores alfabetizadores. Considera o PNAIC como um instrumento de formação continuada, porém identifica a descontinuidade nos encaminhamentos do trabalho com a leitura desenvolvidas nas escolas, afetadas pelas políticas de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Domingos Toledo, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Professora do Departamento de Pedagogia da Unicentro. Participante do Grupo de Pesquisa Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo.

Marcos Gehrke, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Pós-doutor pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Unicentro). Membro do grupo de pesquisa Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo. Coordenador do Curso de Pedagogia para indígenas.

Aline Maiara Zoleti, Prefeitura Municipal de São João

Mestre em Educação (Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO), Especialista em Gestão Escolar, graduada em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional (UNICENTRO). Professora da rede municipal de São João. 

Publicado
2024-02-14
Como Citar
Domingos Toledo, V., Gehrke, M., & Zoleti, A. M. (2024). ESTRATÉGIAS DE LEITURA. Notandum, (61), e68405. https://doi.org/10.4025/notandum.vi61.68405
Seção
Fundamentos da Educação