ESTRATÉGIAS DE LEITURA
UMA ANÁLISE DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Resumo
Analisa as estratégias de leitura e o uso do acervo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em São João, Paraná, situando esse Programa no cenário das políticas educacionais de livro, leitura e formação de alfabetizadoras e nas estratégias de leitura que propõe e aquelas vivenciadas na prática pedagógica, a partir de pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas. Compreende o programa como política pública significativa no contexto educacional, pois articula a formação continuada das professoras ao acervo bibliográfico e seu uso. Considera que as concepções de alfabetização, letramento e leitura relacionadas ao trabalho com as obras do programa se constituem referências nas práticas das professoras. Destaca um vasto número de estratégias de leitura, as quais podem servir de referência na formação inicial e continuada de professores alfabetizadores. Considera o PNAIC como um instrumento de formação continuada, porém identifica a descontinuidade nos encaminhamentos do trabalho com a leitura desenvolvidas nas escolas, afetadas pelas políticas de formação.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.