ATUALIDADE DAS IDEIAS DE L. S. VIGOTSKI PARA A PSICOLOGIA CONTEMPORÂNEA
Resumo
O artigo discute a relevância da teoria histórico-cultural de Lev Semionovitch Vigotski para os estudos no campo da psicologia, na atualidade. Destaca que, diferentemente das abordagens predominantes em sua época, o pensador soviético abordou o estudo dos processos psíquicos, em geral, sob uma perspectiva completamente original, afirmando o ser humano como dotado de psique humana e de consciência qualitativamente distinta de todos os outros seres vivos. Apresenta estudos contemporâneos sobre a obra de L. S. Vigotski na Rússia, em especial, os de V. S. Sobkin, que ajudam o leitor a vislumbrar o contexto cultural de sua época, ressaltando que a psicologia histórico-cultural se debruça sobre o que constitui o ser humano e determina a sua essência humana. Além disso, os autores também indicam a problemática da tradução como tema importante, na atualidade, e destacam estudos desenvolvidos por vários pesquisadores, em diferentes países.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.