NO PÚLPITO E NO TERREIRO
AS CONTROVÉRSIAS EM TORNO DAS LIDERANÇAS POLÍTICAS E RELIGIOSAS EM SÃO GONÇALO (RJ)
Resumo
A proposta deste artigo é analisar o importante destaque político-religioso angariados por duas mulheres atuantes no município de São Gonçalo (RJ): A evangélica e ex-prefeita Aparecida Panisset (2005-2012) e a liderança de terreiro da cidade, Mãe Márcia D’Oxum. Observamos que, diante do cenário de crescimento evangélico pentecostal no espaço público da cidade, ambas as personagens protagonizam diversos conflitos políticos e religiosos do município no início dos anos 2000, mas suas ações não estão livres de “controvérsias” e certas aproximações.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.