NO PÚLPITO E NO TERREIRO

AS CONTROVÉRSIAS EM TORNO DAS LIDERANÇAS POLÍTICAS E RELIGIOSAS EM SÃO GONÇALO (RJ)

Resumo

A proposta deste artigo é analisar o importante destaque político-religioso angariados por duas mulheres atuantes no município de São Gonçalo (RJ): A evangélica e ex-prefeita Aparecida Panisset (2005-2012) e a liderança de terreiro da cidade, Mãe Márcia D’Oxum. Observamos que, diante do cenário de crescimento evangélico pentecostal no espaço público da cidade, ambas as personagens protagonizam diversos conflitos políticos e religiosos do município no início dos anos 2000, mas suas ações não estão livres de “controvérsias” e certas aproximações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Amilcar de Castro Santana, IFPR Campo Largo

Jorge Amilcar de Castro Santana é  licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP),  mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ) e doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ). Tem experiência em pesquisas nas áreas de imigração africana, favela, antropologia urbana, sociologia dos esportes, favela, moradia e movimentos de moradia e racismo.  Atualmente é professor efetivo de História no Instituto Federal do Paraná, campus Campo Largo e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) . É autor do romance histórico “ Desculpa, meu ídolo Barbosa”e foi um dos diretores do documentário “Nosso Sagrado”, produzido pela Quiprocó e lançado em 2017.

Camilla Fogaça Aguiar, UERJ

Camilla Fogaça Aguiar é licenciada em História (UERJ/FFP-2014), especialidade  em Ensino e Cultura Afro-brasileira (IFRJ-2017), mestre em História Social (PPGHS-UERJ/FFP-2018) e doutoranda em História Social (PPGHS-UERJ/FFP-2020), financiamento FAPERJ. Atua em pesquisas nas áreas Religião; Relações Etnico-Raciais; Política. Experiência com mediação em espaços culturais e museus.  Em novembro de 2020 foi concedido pela Câmara dos Vereadores de São Gonçalo o título de Cidadã Benemérita, em reconhecimento às pesquisas contra intolerâncias religiosas no município. Autora do livro “Minha cabeça me salva ou me perde: Povos de terreiro na Guerra Religiosa”, lançado em 2022. 

Publicado
2023-11-06
Como Citar
Santana, J. A. de C., & Aguiar, C. F. (2023). NO PÚLPITO E NO TERREIRO. Notandum, (61), e69753. https://doi.org/10.4025/notandum.vi61.69753
Seção
Artigos