A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES E A FORMAÇÃO POLÍTICO-IDEOLÓGICA DOS TRABALHADORES RURAIS
Resumo
Tomamos como objeto a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) enquanto lócus de formação político-ideológica dos trabalhadores rurais organizados no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A ENFF é uma resposta do MST às suas necessidades educacionais e formativas, enquanto classe. Partimos do objetivo de analisar o processo de criação da ENFF, suas motivações e suas finalidades. Este texto se orienta pelo questionamento: quais as determinações históricas que motivaram o MST a criar uma escola de formação político-ideológica? Fizemos uso de uma pesquisa documental, cujas fontes foram os documentos elaborados pelo MST sobre a educação e a escola, a saber, Caderno n°8 “Princípios da educação no MST” e Caderno n° 29 “Campanha de construção da escola nacional do MST”. Nossa pesquisa nos permitiu concluir que o MST, historicamente, assumiu as características políticas e formativas de partido político, na concepção gramsciana, quais sejam, organizar, dirigir e educar seus militantes segundo visão de mundo própria adequada às suas finalidades políticas. A ENFF, portanto, pode ser considerada a materialização dos empenhos educacionais do MST e a prova de que o Movimento se constitui um Partido da classe trabalhadora ao oferecer uma formação político-ideológica para os trabalhadores rurais que se organizam em torno de si.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.