A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES E A FORMAÇÃO POLÍTICO-IDEOLÓGICA DOS TRABALHADORES RURAIS

Resumo

Tomamos como objeto a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) enquanto lócus de formação político-ideológica dos trabalhadores rurais organizados no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A ENFF é uma resposta do MST às suas necessidades educacionais e formativas, enquanto classe. Partimos do objetivo de analisar o processo de criação da ENFF, suas motivações e suas finalidades. Este texto se orienta pelo questionamento: quais as determinações históricas que motivaram o MST a criar uma escola de formação político-ideológica? Fizemos uso de uma pesquisa documental, cujas fontes foram os documentos elaborados pelo MST sobre a educação e a escola, a saber, Caderno n°8 “Princípios da educação no MST” e Caderno n° 29 “Campanha de construção da escola nacional do MST”. Nossa pesquisa nos permitiu concluir que o MST, historicamente, assumiu as características políticas e formativas de partido político, na concepção gramsciana, quais sejam, organizar, dirigir e educar seus militantes segundo visão de mundo própria adequada às suas finalidades políticas. A ENFF, portanto, pode ser considerada a materialização dos empenhos educacionais do MST e a prova de que o Movimento se constitui um Partido da classe trabalhadora ao oferecer uma formação político-ideológica para os trabalhadores rurais que se organizam em torno de si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline de Jesus Peixinho, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Bolsista CAPES. Pesquisadora do grupo de estudos e pesquisas “Trabalho, educação e formação humana” – HISTEDBR/UFU.

Mario Borges Netto, Universidade Federal de Uberlândia

Professor da Faculdade de Educação (FACED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Publicado
2023-10-28
Como Citar
Peixinho, A. de J., & Borges Netto, M. (2023). A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES E A FORMAÇÃO POLÍTICO-IDEOLÓGICA DOS TRABALHADORES RURAIS. Notandum, (61), e69872. https://doi.org/10.4025/notandum.vi61.69872
Seção
Fundamentos da Educação