HOUSING FIRST E A RECONSTRUÇÃO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
UMA ANÁLISE COMPARATIVA INTERNACIONAL
Resumo
Ainda que haja evoluções importantes para o combate à situação de rua, como a criação de leis e políticas públicas, o Brasil encontra dificuldades para que este cenário mude. Em um contexto internacional, o projeto Housing First tem se mostrado eficaz ao combate da situação de rua. Sendo assim, o objetivo do estudo é verificar se o modelo Housing First no Brasil pode ser um instrumento efetivo que promova a reconstrução da dignidade humana e dos direitos da personalidade das pessoas em situação de rua. Para tanto, procede-se a uma pesquisa bibliográfica e documental. Com o emprego do método indutivo, apresenta-se, primeiramente, um comparativo internacional de resultados positivos do modelo Housing First nos Estados Unidos, Canadá, Portugal e alguns países da América Latina, inclusive, o Brasil. Conclui-se que o Housing First poderia mudar grande parte do cenário da situação de rua no Brasil. Contudo, há obstáculos financeiros a serem enfrentados para que o modelo seja implementado, além do desinteresse do Poder Público naqueles que são considerados marginalizados pela própria sociedade.
Downloads
Copyright (c) 2024 Notandum

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.