DIÁLOGOS INSURGENTES

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO CHÃO DO QUILOMBO SÍTIO ALTO

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as metas das Diretrizes Curriculares para Educação Escolar Quilombola e entender essas práticas através das narrativas do Quilombo Sítio Alto em Simão Dias/SE. A metodologia será a revisão bibliográfica da Resolução N° 8 de 20 de novembro de 2012, documento normativo deliberado na reunião do Conselho Nacional de Educação, que estabeleceu normas para a Educação Escolar Quilombola. Como também teceremos uma escrevivência com técnicas da história oral junto à três quilombolas do Sítio Alto, para pensarmos os desafios enfrentados para efetivação da Educação Escolar Quilombola realizadas no chão do quilombo. O conceito de quilombo ficou por muito tempo preso à fuga de escravos até a abolição da escravatura, por isso usaremos o conceito de quilombo de Maria Beatriz Nascimento (2020). Conclui-se que a resolução foi uma tentativa de melhorar os acessos ao direito à educação dos povos quilombola fundamentada na história, memória e ancestralidade negra. Os desafios são enormes pelo passado histórico do Brasil ser pautado em teorias raciais e estereótipos brancos. Por isso precisamos de mais políticas públicas que desenvolvam ações afirmativas para que na prática, os povos remanescentes de quilombo possam ter uma educação feita com eles e não apenas para eles.

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Biografia do Autor

Rafaela Matos de Santana Cruz, Universidade Tiradentes

Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes- UNIT. Especialista em Educação Quilombola. No campo da pesquisa atua com foco, letramento racial, raça, racismo e etnia, saberes ancestrais, gênero e conceito outro de quilombo.

Bianca Sthephanny Martins Gomes, Universidade Tiradentes

Doutoranda em Educação (2023) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/UNIT) na Linha de Educação e Formação Docente, com foco em História da Educação, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). Mestre em Educação (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/UNIT), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). Editora auxiliar na Revista Interfaces Científicas - Educação da UNIT. Graduanda em História pela UNIASSELVI. Formada em Letras - Inglês pela Universidade Tiradentes (2019). Foi bolsista PROBIC/UNIT (2017-2018) e novamente bolsista PIBIC/CNPq (2018-2018) em projeto de Iniciação Científica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Integrante do grupo de pesquisa História da Educação no Nordeste (GPHEN/UNIT/CNPQ).

Cristiano Ferronato, Universidade Tiradentes

Doutor em Educação com ênfase em História da Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Professor PPG PLII e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes - UNIT - em Aracaju, Sergipe, na linha de Educação e Formação Docente. Pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa-ITP. Foi Coordenador de Pesquisa da Universidade Tiradentes, no período de agosto de 2014 a outubro de 2015 desenvolvendo ações de planejamento de projetos de pesquisa e gestão de bolsas de Iniciação Científica e desenvolvimento tecnológico junto aos órgãos de Fomento: CNPq, CAPES, FAPITEC-SE. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Membro do Comitê Científico e do conselho consultivo da Editora Universitária Tiradentes - EDUNIT. Pesquisador associado aos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO-PB), HISTEDBR (GT-PB) é líder do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste (GPHEN). Desenvolve pesquisas no campo da História da Educação, com foco especial sobre a instrução no oitocentos brasileiro

Publicado
2024-07-13
Como Citar
Cruz, R. M. de S., Gomes, B. S. M., & Ferronato, C. (2024). DIÁLOGOS INSURGENTES. Notandum, (62), e70728. https://doi.org/10.4025/notandum.vi62.70728
Seção
Fundamentos da Educação