DIÁLOGOS INSURGENTES
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO CHÃO DO QUILOMBO SÍTIO ALTO
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar as metas das Diretrizes Curriculares para Educação Escolar Quilombola e entender essas práticas através das narrativas do Quilombo Sítio Alto em Simão Dias/SE. A metodologia será a revisão bibliográfica da Resolução N° 8 de 20 de novembro de 2012, documento normativo deliberado na reunião do Conselho Nacional de Educação, que estabeleceu normas para a Educação Escolar Quilombola. Como também teceremos uma escrevivência com técnicas da história oral junto à três quilombolas do Sítio Alto, para pensarmos os desafios enfrentados para efetivação da Educação Escolar Quilombola realizadas no chão do quilombo. O conceito de quilombo ficou por muito tempo preso à fuga de escravos até a abolição da escravatura, por isso usaremos o conceito de quilombo de Maria Beatriz Nascimento (2020). Conclui-se que a resolução foi uma tentativa de melhorar os acessos ao direito à educação dos povos quilombola fundamentada na história, memória e ancestralidade negra. Os desafios são enormes pelo passado histórico do Brasil ser pautado em teorias raciais e estereótipos brancos. Por isso precisamos de mais políticas públicas que desenvolvam ações afirmativas para que na prática, os povos remanescentes de quilombo possam ter uma educação feita com eles e não apenas para eles.
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