MAL-ESTAR, SOFRIMENTO E ADOECIMENTO DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

UMA REVISÃO DE LITERATURA

Resumo

A saúde do trabalhador é considerada uma temática pertinente no mundo do trabalho, uma vez que o ser humano busca realização, superação e prazer em sua atividade laboral. A partir da concepção de que o trabalho é essencial para o desenvolvimento dos seres humanos, considera-se que o ato de trabalhar relaciona-se diretamente com a identidade social. Nesse sentido, por meio de uma revisão de literatura, tem-se como objetivo refletir acerca das condições organizacionais de trabalho (fatores psicossociais, estruturais e relacionais) que comprometem a saúde física e mental de docentes de ensino superior que atuam na pós-graduação stricto sensu. A coleta de dados foi realizada em três bases de dados: 1) Periódicos da Capes; 2) Scientific Electronic Library Online (SciELO); e 3) Google Scholar.  Foram selecionados artigos publicados entre os anos de 2014 e 2023. Após busca nas bases de dados e aplicação dos critérios de elegibilidade, foram selecionados 18 artigos para compor o corpus de análise. A revisão apontou diversas abordagens metodológicas nas pesquisas sobre a temática, revelando que o adoecimento dos professores universitários está relacionado à exaustão ocasionada pela sobrecarga de atividades e à exigência por produtividade, deixando-os em situação de vulnerabilidade. Nesse sentido, considera-se importante a realização de estudos voltados para a elaboração de estratégias de intervenção que possam ser implantadas e realizadas tanto em nível individual quanto organizacional, a fim melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos docentes.

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Biografia do Autor

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Luciana Maria Caetano, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Líder do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Moral (GPDM).

Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).  Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). 

Publicado
2024-11-04
Como Citar
Yaegashi, S. F. R., Caetano, L. M., Bianchini, L. G. B., & Glatz, E. T. M. de M. (2024). MAL-ESTAR, SOFRIMENTO E ADOECIMENTO DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Notandum, (62), e71266. https://doi.org/10.4025/notandum.vi62.71266
Seção
Teoria e Prática do Ensino e da Aprendizagem