MAL-ESTAR, SOFRIMENTO E ADOECIMENTO DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
A saúde do trabalhador é considerada uma temática pertinente no mundo do trabalho, uma vez que o ser humano busca realização, superação e prazer em sua atividade laboral. A partir da concepção de que o trabalho é essencial para o desenvolvimento dos seres humanos, considera-se que o ato de trabalhar relaciona-se diretamente com a identidade social. Nesse sentido, por meio de uma revisão de literatura, tem-se como objetivo refletir acerca das condições organizacionais de trabalho (fatores psicossociais, estruturais e relacionais) que comprometem a saúde física e mental de docentes de ensino superior que atuam na pós-graduação stricto sensu. A coleta de dados foi realizada em três bases de dados: 1) Periódicos da Capes; 2) Scientific Electronic Library Online (SciELO); e 3) Google Scholar. Foram selecionados artigos publicados entre os anos de 2014 e 2023. Após busca nas bases de dados e aplicação dos critérios de elegibilidade, foram selecionados 18 artigos para compor o corpus de análise. A revisão apontou diversas abordagens metodológicas nas pesquisas sobre a temática, revelando que o adoecimento dos professores universitários está relacionado à exaustão ocasionada pela sobrecarga de atividades e à exigência por produtividade, deixando-os em situação de vulnerabilidade. Nesse sentido, considera-se importante a realização de estudos voltados para a elaboração de estratégias de intervenção que possam ser implantadas e realizadas tanto em nível individual quanto organizacional, a fim melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos docentes.
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