CADÊ AS LINGUAGENS QUE ESTAVAM AQUI?

A SUPERFICIAL IMPORTÂNCIA DAS "LINGUAGENS" NA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Palavras-chave: Linguagem, Conceito, Educação Infantil

Resumo

A BNCC dá significativa importância a “linguagem / linguagens”, chegando a compor as dez competências gerais para a Educação Básica. Na etapa da Educação Infantil, dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, quatro mencionam “linguagem/ns” e dos cinco campos de experiências três também o fazem. O objetivo do estudo é verificar os valores e sentidos que linguagem/ns adquirem na formulação do documento, sua constância e sua coerência teórica e metodológica. Isto é, indaga-se por que estão aí, quais suas motivações e implicações. Para tanto, identificaram-se e se analisaram as ocorrências dos termos e os sentidos que se lhes foram atribuídos, para, com isso, compreender sua aplicação na Educação Infantil. Verificou-se que não há explicitação sobre o que se entende por “linguagem/ns”; de fato, são variados os seus sentidos (instrumento, veículo, jargão, fala), e associações com produtos da cultura (dança, brincadeira), sem a devida fundamentação teórica, aparentemente como modismo de palavras que podem ser facilmente substituídas por similares. A fragilidade conceitual está inclusive no campo em que se reúnem as características relacionadas à linguagem mesma. Pode-se concluir que esta seja a razão de a presença massiva do termo na parte conceitual do documento praticamente se extinguir na parte aplicada e final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcella Gomes Esteves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Luiz Percival Leme Britto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Doutor em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Publicado
2024-11-04
Como Citar
Esteves, M. G., & Britto, L. P. L. (2024). CADÊ AS LINGUAGENS QUE ESTAVAM AQUI? . Notandum, (62), e72736. https://doi.org/10.4025/notandum.vi62.72736
Seção
Fundamentos da Educação