CADÊ AS LINGUAGENS QUE ESTAVAM AQUI?
A SUPERFICIAL IMPORTÂNCIA DAS "LINGUAGENS" NA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Resumo
A BNCC dá significativa importância a “linguagem / linguagens”, chegando a compor as dez competências gerais para a Educação Básica. Na etapa da Educação Infantil, dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, quatro mencionam “linguagem/ns” e dos cinco campos de experiências três também o fazem. O objetivo do estudo é verificar os valores e sentidos que linguagem/ns adquirem na formulação do documento, sua constância e sua coerência teórica e metodológica. Isto é, indaga-se por que estão aí, quais suas motivações e implicações. Para tanto, identificaram-se e se analisaram as ocorrências dos termos e os sentidos que se lhes foram atribuídos, para, com isso, compreender sua aplicação na Educação Infantil. Verificou-se que não há explicitação sobre o que se entende por “linguagem/ns”; de fato, são variados os seus sentidos (instrumento, veículo, jargão, fala), e associações com produtos da cultura (dança, brincadeira), sem a devida fundamentação teórica, aparentemente como modismo de palavras que podem ser facilmente substituídas por similares. A fragilidade conceitual está inclusive no campo em que se reúnem as características relacionadas à linguagem mesma. Pode-se concluir que esta seja a razão de a presença massiva do termo na parte conceitual do documento praticamente se extinguir na parte aplicada e final.
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