A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CRISTÃ
O REINO DE DEUS PREGADO POR PAULO DE TARSO EM CONTRASTE AO SISTEMA DE PATRONAGEM DO IMPÉRIO ROMANO
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a influência do discurso de Paulo na formação da identidade cristã, destacando o contraste de suas mensagens com os valores e estruturas sociais do Império Romano. Além disso, exploraremos a importância da oralidade na transmissão eficaz da mensagem cristã e na consolidação das comunidades cristãs. Ao examinarmos as escrituras paulinas, percebemos como Paulo propôs uma sociedade justa e igualitária, o Reino de Deus, em contraposição ao sistema de patronagem, estrutura desigual e hierárquica que regulamentava o Império Romano. Através da oralidade, Paulo conseguiu disseminar suas ideias que tinham como intuito a união das comunidades cristãs, utilizando parábolas e discursos para transmitir suas mensagens de esperança e justiça. Nesse sentido, a oralidade foi uma ferramenta crucial nesse processo, permitindo que Paulo adaptasse suas mensagens às diferentes realidades sociais e culturais que circundavam o Império Romano, ao mesmo tempo em que mantinha a essência dos ensinamentos cristãos.
Downloads
Copyright (c) 2024 Notandum

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.