A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CRISTÃ

O REINO DE DEUS PREGADO POR PAULO DE TARSO EM CONTRASTE AO SISTEMA DE PATRONAGEM DO IMPÉRIO ROMANO

  • Pablo Gatt Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Paulo de Tarso, Império Romano, Oralidade, Identidade Cristã

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a influência do discurso de Paulo na formação da identidade cristã, destacando o contraste de suas mensagens com os valores e estruturas sociais do Império Romano. Além disso, exploraremos a importância da oralidade na transmissão eficaz da mensagem cristã e na consolidação das comunidades cristãs. Ao examinarmos as escrituras paulinas, percebemos como Paulo propôs uma sociedade justa e igualitária, o Reino de Deus, em contraposição ao sistema de patronagem, estrutura desigual e hierárquica que regulamentava o Império Romano. Através da oralidade, Paulo conseguiu disseminar suas ideias que tinham como intuito a união das comunidades cristãs, utilizando parábolas e discursos para transmitir suas mensagens de esperança e justiça. Nesse sentido, a oralidade foi uma ferramenta crucial nesse processo, permitindo que Paulo adaptasse suas mensagens às diferentes realidades sociais e culturais que circundavam o Império Romano, ao mesmo tempo em que mantinha a essência dos ensinamentos cristãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Gatt, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em História Medieval pelo Programa de Pós-Gradução em História Social das Relações Políticas da Universidade Federal do Espírito Santo, sob orientação do Prof. Dr. Sérgio Alberto Feldman. Membro do Laboratório de Estudos Tardo Antigos e Medievais Ibéricos Sefaradis (Letamis). E-mail: gattpablo@gmail.com.

Publicado
2024-12-17
Como Citar
Gatt, P. (2024). A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CRISTÃ. Notandum, (62), e72884. https://doi.org/10.4025/notandum.vi62.72884
Seção
Artigos