OS TEMAS SENSÍVEIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA
NEGACIONISMOS ACERCA DA SHOÁ
Resumo
O presente artigo visa discutir as questões decorrentes da necessidade de conscientização dos estudantes quanto as intolerâncias religiosas e étnicas-raciais, em voga no cenário contemporâneo. A Shoá/Holocausto, assim como a Escravidão/Racismo e a Ditadura Militar, está entre os temas sensíveis, por despertar a sensibilidade humana ocasionada pelos traumas de eventos do passado mesmo no tempo presente. Haja vista, que esses temas causam alvoroços entre os discentes, sobretudo quando trabalhados no chão da escola. Deste modo, se faz necessário e urgente trazer à tona reflexões pertinentes aos temas aludidos e as prerrogativas dos Direitos Humanos, buscando contraverter os silenciamentos e os negacionismos de processos traumáticos como esses para a sociedade do passado e que afeta direta e/ou indiretamente a vida humana em tempos atuais. Neste estudo, destacamos a Shoá e seus (e)feitos, tendo em vista o extermínio racial de judeus e outras minorias. Para tanto, tecemos diálogos com bibliografias relevantes sobre o tema, aportes teóricos como Koselleck (2014), Jörn Rüsen (2016) e fontes legislativas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e outras.
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