POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA EJA/EPT NO IFPR/CAMPO LARGO
Resumo
Este artigo descreve e contextualiza o processo de implantação da Educação de Jovens e Adultos no Campus Campo Largo do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). A partir de uma pesquisa exploratória e método de abordagem qualitativa, o texto ressalta o papel e a importância dos Institutos Federais (IFs), como protagonistas na política pública de educação básica e detalha o processo de criação do Curso Técnico em Administração – modalidade EJA/EPT. Esse detalhamento compreende a definição do curso, os desafios pedagógicos para a construção de seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC), especialmente em relação à integração dos componentes curriculares, solucionado mediante a inserção do componente Prática Profissional Articulada (PPA). Detalha, ainda, as características específicas do currículo, além de compartilhar dificuldades enfrentadas para formar turmas novas e iniciativas adotadas pela gestão de ensino para a divulgação do curso e o angariamento de novos estudantes, além da reintegração daquelas que evadem ao longo da trajetória. Para além das dificuldades administrativas e pedagógicas enfrentadas, do número reduzido de estudantes que concluem o curso, entende-se que o campus está cumprindo seu papel na oferta da EJA/EPT e contribuindo para que seus egressos tornem-se homens e mulheres transformados e transformadores.
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Referências
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