PATRIMÔNIO COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO

PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NA EDUCAÇÃO

Palavras-chave: História da Arte, Patrimônio Cultural, Arte Pré-colonial

Resumo

Este estudo propõe um conjunto de reflexões fundamentadas no diálogo entre a História da Arte, o Patrimônio Cultural Arqueológico e as perspectivas da decolonialidade no campo educacional. A partir da análise crítica dos principais materiais didáticos e obras de referência adotados em instituições de ensino superior, observa-se uma recorrente centralidade de matrizes culturais e artísticas europeias, frequentemente apresentadas como cânone universal, em detrimento de referências latino-americanas, indígenas e locais. Tal assimetria evidencia a permanência de lógicas coloniais na produção e na circulação do conhecimento visual, especialmente no ensino da arte e da cultura visual. Diante desse cenário, a proposta do estudo consiste em aprofundar a crítica ao colonialismo epistemológico presente na educação, ao mesmo tempo em que busca indicar caminhos teórico-metodológicos para a construção de uma educação em cultura visual mais plural, que reconheça e valorize identidades, memórias e patrimônios culturais locais em diálogo horizontal com outras manifestações visuais do mundo. Metodologicamente, o trabalho se ancora na análise de um patrimônio cultural arqueológico situado no estado de Goiás, compreendido como referência cultural local, tomando como estudo de caso as visualidades associadas à chamada arte primitiva presentes no sítio arqueológico da Pousada das Araras, localizado no município de Serranópolis, Goiás.

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Biografia do Autor

Janiel de Souza Paraguai, UEG - Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Design pela Universidade de Rio Verde - UniRV (2009). Especialista em Influência Digital: Conteúdo e Estratégia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2023), em História da Arte e da Cultura Visual pela Universidade Castelo Branco - UCB (2024) e em Cultura Pop pelas Faculdades EST (2025). Mestrando em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus Cora Coralina. Atualmente exerce atividade docente na Universidade de Rio Verde (UniRV), ministrando disciplinas nos cursos de Design Gráfico, Design de Interiores e Arquitetura. Possui dezesseis anos de experiência profissional nas áreas de design e comunicação, com atuação em design gráfico, produção audiovisual, redação publicitária e planejamento estratégico de comunicação.

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Publicado
2025-12-19
Como Citar
Paraguai, J. de S. (2025). PATRIMÔNIO COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO. Notandum, (63), e78230. https://doi.org/10.4025/notandum.vi63.78230
Seção
Artigos