DO INFERNO AO PARAÍSO
CAMINHOS LÚDICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL
Resumo
Este trabalho discute como os jogos educativos podem contribuir para renovar o ensino de História, em especial no estudo da Idade Média. Diante dos desafios da educação contemporânea e da distância entre métodos tradicionais e as novas gerações digitais, o jogo surge como recurso lúdico e inclusivo, promovendo motivação, interação e aprendizado ativo. A proposta apresentada consiste em um jogo de tabuleiro que articula cartas, trilhas e portais simbólicos, inspirado em tradições cristãs (Inferno, Purgatório e Paraíso) e islâmicas (Jahannam, Siraat e Jannah). As dinâmicas incluem referências a pecados, virtudes e dilemas históricos, estimulando o raciocínio crítico dos alunos em contextos de tomada de decisão. Além de explorar conteúdos medievais, o jogo amplia a visão temporal e geográfica ao incorporar elementos da África e do Oriente, valorizando a diversidade cultural do período. Nesse processo, os estudantes desenvolvem habilidades cognitivas, sociais e colaborativas, enquanto refletem sobre diferentes sistemas de crenças e comportamentos. Assim, o recurso contribui para uma prática pedagógica mais criativa, representativa e transformadora, fortalecendo a compreensão da História Medieval e seu diálogo com a literatura e a cultura.
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