O ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA POR MEIO DO CINEMA
CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS
Resumo
O cinema possui importante função na cultura histórica por sua característica estética em recepcionar o passado e gerar significado para um grande público, influenciando a concepção de história de uma extensa parcela da sociedade. Assim, pretende-se levantar considerações iniciais teóricas e metodológicas para a futura análise e como exemplo para análise histórica de filmes, no caso com a recepção da mitologia grega nos filmes Tróia (2004) e Hércules (2014). Para tanto, propõe-se o uso da metodologia proposta por Deleuze, a partir de Nietzsche, com os conceitos de história monumental, história antiquária e história ética-crítica e suas respectivas funções em conjugar elementos cinematográficos, construindo significados sobre o passado e o presente através de narrativas históricas fílmicas. Compreendendo que o cinema faz parte da cultura histórica, iremos defini-la e aproximá-la com o Ensino de História pela ótica da Didática da História e da Educação Histórica. Inserindo os filmes em seus devidos contextos da indústria cinematográfica pelo cinema épico, os blockbuster high concept, o peplum e pelo contexto histórico das produções aproximando com a discussão historiográfica existente. Desse modo, pretende-se dar balizas para a análise histórica de filmes para novas produções acadêmicas e didáticas.
Downloads
Referências
ALVES, R. C. História e Vida: o encontro epistemológico entre didática da história e educação histórica. História & Ensino, Londrina, v. 19, n.1, jan./jun. 2013, p. 49-69.
ANTELA-BERNÁRDEZ, B. Nouvelle péplum? Nuevas corrientes en el cine sobre la Antigüedad. In: ANTELA-BERNÁRDEZ, B.; MARTÍN, C. S. (Org.). La Historia Antigua a través del cine: Arqueología, Historia Antigua y Tradición Clásica. Barcelona: Editorial UOC, 2013, p. 153-165.
BAKER, D. Hercules: transmedia Superhero Mythology. In: DIAK, N. (ed). The New Peplum: essays on sword and sandal films and television programs since the 1900s. Jefferson, North Carolina: McFarland & Company, Inc. Publishers, 2018, p. 44-62.
BERGMANN, K. A História na Reflexão Didática. Rev. Brasileira de Historiografia, São Paulo, v. 9, n. 19, set. 1989/fev. 1990, p. 29-42.
BLANSHARD, A. J. L. Hercules: the Mythopoetics of New Heroism. In: AUGOUSTAKIS, A.; RAUCCI, S. (Ed.). Epic Heroes on Screen. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2018, p. 28-42.
BURGESS, J. S. Achilles’ Heel: the Historicism of the film Troy. In: MYRSIADES, K. Reading Homer: film and text. Madison/Teaneck: Fairleigh Dickinson University Press, 2009, p. 163-185.
BURGOYNE, R. The Hollywood Historical Film. Series: New approaches to film genre. Oxford: Blackwell Publishing, 2008.
CARNEIRO, I. N. de J. Representações do mito de Héracles na atualidade: o herói nos filmes “Hércules” (2014). 2021. 111 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
CHIASSON, C. C. Redefining Homeric Heroism in Wolfgang Petersen’s Troy. In: MYRSIADES, Kostas. Reading Homer: film and text. Madison/Teaneck: Fairleigh Dickinson University Press, 2009, p. 186-207.
CHIU, A. Heroes and Companions in Hercules (2014). In: AUGOUSTAKIS, A.; RAUCCI, S. (Ed.). Epic Heroes on Screen. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2018, p. 60-73.
CYRINO, M. S. Gladiator and Contemporary American Society. In: WINKLER, M. (Ed.). Gladiator: Film and History. Wiley-Blackwell: Londres, 2004, p. 124-149.
CRUZ, M. M. Troia: uma reflexão sobre cinema, história, tradição oral e sala de aula. Clio: rev. de pesquisa histórica. Recife, v. 39, jul.-dez. 2021, p. 215-231.
DELEUZE, G. A Imagem-Movimento (Cinema 1). Trad. Stella Senra. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DIAK, N. (Ed.). The New Peplum: essays on sword and sandal films and television programs since the 1900s. Jefferson, North Carolina: McFarland & Company, Inc. Publishers, 2018.
ELLIOTT, A. B. R. (Ed.). The Return of the Epic Film. Genre, Aesthetics and History in the Twenty-first Century. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2014.
FERREIRA, R. de A. História Pública e cinema: o filme Chico Rei e o conhecimento histórico. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 27, n.54, jul-dec 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/vksvbjtTcDn6LwXPmkHBYJd/. Acesso em: 10 fev. 2025.
FUNARI, P. P. (Org.) As religiões que o mundo esqueceu. São Paulo, 2008.
GONTIJO, R. Sobre cultura histórica e usos do passado: a Independência do Brasil em questão. Almanack, Guarulhos, n. 8, 2014, p. 44-54.
HALL, S.; NEALE, S. Epics, spectacles, and blockbusters: a Hollywood history. Dedroit, Wayne State University Press, 2010.
HARDWICK, L.; STRAY, C. Introduction: making connections. In: A Companion to Classical Receptions. Oxford: Blackwell, 2008, p. 1-9.
HECKO, L. Usos do passado e educação histórica: temas sobre a antiguidade em evidência. Rev. de Educação Histórica, n. 9, mai.-ago. 2015, p. 139-151.
JANCOVICH, M. ‘There’s Nothing So Wrong with a Hollywood Script That a Bunch of Giant CGI Scorpions Can’t Solve’: Politics, Computer Generated Images and Camp in the Critical Reception of the Post-Gladiator Historical Epics. In: ELLIOTT, A. (Ed.). The Return of the Epic Film. Edinburgh University Press, 2014, p. 57-73.
MASCARELLO, F. (Org.) História Mundial do Cinema. Campinas: Papirus, 2006.
MARTINDALE, C. Reception. In: KALLENDORF, C. W. (Ed.). A Companion to the Classical Tradition. Oxford: Blackwell Publishing, 2007. p. 297-311.
METZ, C. A Significação do Cinema. Trad. e posfácio de Jean-Claude Bernadet. São Paulo: Perspectiva, 1972.
MENEZES, V. H. da S. Capas, Espadas e Sandálias: o mundo antigo por meio das telas. Rev. Mundo Antigo, ano 5, v. 5, n. 10, junho/2016, p. 155-180.
MOERBECK, G. História Antiga no ensino fundamental: um estudo sobre os mitos gregos antigos e a consciência histórica. Rev. História Hoje, v. 7, n. 13, 2018, p. 225-247.
MOERBECK, G. Em defesa do ensino de história antiga nas escolas contemporâneas: Base Nacional Curricular Comum, usos do passado e pedagogia decolonial. Brathair, v.21, n. 1, 2021, p. 50-91.
NIETZSCHE, F. Segunda Consideração Intempestiva: da utilidade e da desvantagem da história para a vida. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003, col. conexões, 20.
NOGUEIRA, A. A. Visões em Fúrias: a construção das narrativas históricas fílmicas em Fúria de Titãs (1981 e 2010). Curitiba: Editora CRV, 2022.
NOGUEIRA, A. A. Ensino de História Antiga com Cinema: metodologia para o uso de filmes na sala de aula. In: BOTOSO, A. et al. (Orgs.). Interfaces do Saber: diálogos entre ciências sociais, educação e interartes. Goiânia: Coletivo Cine-Fórum, 2024, p. 138-150.
NOGUEIRA, A. A. Os Épicos-míticos: a construção das narrativas históricas fílmicas de Hollywood (2010-2014). 2025. 211 f. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Assis, 2025.
NOGUEIRA, L. Manuais de Cinema II: Gêneros Cinematográficos. Covilhã: LabCom Books 2010.
NÓVOA, J. Imagens, imaginário e representações da história a partir do filme Gladiador. In: Projeto História, São Paulo, v. 21,nov. 2000, p. 313-323.
PEREIRA, D. F. dos S. O mito de Atalanta das fontes clássicas à receção na arte ocidental. 2016. 161 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Clássicos) – Departamento de Línguas, Literatura e Culturas, Universidade de Coimbra, Coimbra-PT, 2016.
RÜSEN, J. ¿Qué es la cultura histórica?: Reflexiones sobre una nueva manera de abordar la historia. Tradução de F. Sánchez e Ib Schumacher. 1994. In: Cultura Historica. Disponível em: http://www. culturahistorica.es/ruesen/cultura_historica.pdf. Acesso 30 set. 2025.
RÜSEN, J. Razão Histórica. Trad. Estevão de Rezende Martins. Brasília- DF: EdUNB, 2001.
SCHMIDT, M. A. M. dos S. Cultura Histórica e Aprendizagem Histórica. Rev. NUPEM, Campo Mourão, v. 6, n. 10, jan./jun. 2014, p. 31-50
SOUZA, S. T. de, SILVA, G. J. da. “Tróia” e “Guerra de Tróia”: releituras da Odisséia de Ulisses. In: SOUZA, S. T. et al. Cinema e Ensino de História da Educação. Campinas: Alínea, 2013, p. 85-110.
STAFFORD, E. Hercules, Putin, and the Heroic Body on Screen in 2014. In: AUGOUSTAKIS, A.; RAUCCI, S. (Ed.). Epic Heroes on Screen. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2018, p. 43-59.
WINKLER, M. M. (Ed.). Troy: from Homer’s Iliad to Hollywood epic. Malden-USA: Blackwell Publishing, 2007b.
WINKLER, M. M. (Ed.). Return to Troy: new essays on the Hollwood epic. Leiden; Boston: Brill, 2015.
Copyright (c) 2025 Notandum

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.


