Por terras e mares

os nós e os links do lucrativo mercado francês de objetos escolares (século XIX-XX)

Palavras-chave: cultura material, história econômica, história do ensino de ciências, redes arqueológicas

Resumo

O objetivo deste trabalho é abordar, sob a perspectiva da teoria arqueológica de redes de Carl Knappett (2011), os nós e os links da atuação de duas empresas francesas na comercialização de materiais para o ensino de ciências naturais entre o fim do século XIX e início do século XX. As empresas francesas criaram um conjunto de estratégias comerciais cujo estudo permite compreender melhor as condições materiais de expansão, ou não, do ensino de ciências naturais. Para tanto, esta investigação lançou mão de fontes como conhecimentos de embarques, notas de compras, anúncios de jornais, catálogos das empresas, ofícios e correspondências, entre outras. Como resultado, a pesquisa contribuiu para a escrita de uma história econômica e cultural da escola e do ensino de ciências naturais. 

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Biografia do Autor

Wiara Rosa Alcantara, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, São Paulo, Brasil

Mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, tendo sido bolsista da FAPESP, tanto no mestrado quanto no doutorado. Pós-doutorado na Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/Diadema. Membro do International Scientific Board of the series «Thesaurus Scholae. Fonti e studi sul patrimonio storico-educativo» (Itália, 2019). Membro suplente (representação da região sudeste) da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação (2022-20224). Membro-fundadora da REDiHEC (Red Iberoamericana de Historia de la Educación en Ciencias).

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Publicado
2023-06-30
Como Citar
Alcantara, W. R. (2023). Por terras e mares. Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e268. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e268

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