GESTÃO DE CUSTOS INDUSTRIAIS: UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO E SUAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO EM UM MUNICÁPIO CATARINENSE

  • Mauro Lizot Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Flavio Trojan Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Daniela Daneluz Faculdade de Pato Branco (FADEP)
  • Shirley Suellen Thesari
  • Alfred Douglas Drahein Universidade Positivo (PG)

Resumo

Com a evolução da tecnologia da informação e com a grande competitividade existente hoje, muitas empresas não conseguem controlar os custos dos seus produtos. O artigo tem como objetivo, investigar e analisar os métodos de custeio utilizados pelas empresas industriais associadas à ACISLO (Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste), bem como suas tecnologias de informação utilizadas como instrumento de auxílio a tomada de decisão. Em termos metodológicos o estudo é exploratório e o método de intervenção para obtenção dos dados caracteriza-se como survey. O questionário foi enviado por e-mail para os gestores de 49 indústrias, obtendo-se 47 repostas. Os principais resultados encontrados demonstram uma predominância de utilização do método de custeio por absorção para fins fiscais e o método variável para fins gerenciais, as tecnologias de informação utilizadas pelas indústrias demonstram-se satisfatórias na maioria dos quesitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Lizot, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Graduado em Ciências Contábeis (Centro Universitário Diocesano de Palmas â UNICS); Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (Universidade Tecnológica Federal do Paraná â UTFPR-PB); Doutorando em Engenharia de Produção (Universidade Tecnológica Federal do Paraná â UTFPR-PG). Estudante, pesquisador na temática do agronegócio.
Flavio Trojan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Graduado em Ciências Econômicas (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG), Graduado em Tecnologia Eletrônica (Automação Industrial-CEFET-PR); Mestre em Engenharia de Produção (Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR); Doutor em Engenharia de Produção (Universidade Federal de Pernambuco-UFPE). Professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção-UTFPR-PG).
Daniela Daneluz, Faculdade de Pato Branco (FADEP)
Tecnóloga em Construção Civíl e Engeheira Civíl.
Shirley Suellen Thesari
Graduada em Administração; Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (Universidade Tecnológica Federal do Paraná â UTFPR-PB); Doutorando em Engenharia de Produção (Universidade Tecnológica Federal do Paraná â UTFPR-PG).
Alfred Douglas Drahein, Universidade Positivo (PG)
Graduado em Administração; Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (Universidade Tecnológica Federal do Paraná â UTFPR-PB).
Publicado
2018-11-19
Como Citar
Lizot, M., Trojan, F., Daneluz, D., Thesari, S. S., & Drahein, A. D. (2018). GESTÃO DE CUSTOS INDUSTRIAIS: UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO E SUAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO EM UM MUNICÁPIO CATARINENSE. Revista Produção Industrial & Serviços, 4(2), 01-12. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52374
Seção
Engenharia Econômica