GESTÃO DE CUSTOS INDUSTRIAIS: UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO E SUAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO EM UM MUNICÁPIO CATARINENSE

  • Mauro Lizot Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Flavio Trojan Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Daniela Daneluz Faculdade de Pato Branco (FADEP)
  • Shirley Suellen Thesari
  • Alfred Douglas Drahein Universidade Positivo (PG)

Résumé

Com a evolução da tecnologia da informação e com a grande competitividade existente hoje, muitas empresas não conseguem controlar os custos dos seus produtos. O artigo tem como objetivo, investigar e analisar os métodos de custeio utilizados pelas empresas industriais associadas à ACISLO (Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste), bem como suas tecnologias de informação utilizadas como instrumento de auxílio a tomada de decisão. Em termos metodológicos o estudo é exploratório e o método de intervenção para obtenção dos dados caracteriza-se como survey. O questionário foi enviado por e-mail para os gestores de 49 indústrias, obtendo-se 47 repostas. Os principais resultados encontrados demonstram uma predominância de utilização do método de custeio por absorção para fins fiscais e o método variável para fins gerenciais, as tecnologias de informação utilizadas pelas indústrias demonstram-se satisfatórias na maioria dos quesitos.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Mauro Lizot, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Graduado em Ciências Contábeis (Centro Universitário Diocesano de Palmas â UNICS); Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (Universidade Tecnológica Federal do Paraná â UTFPR-PB); Doutorando em Engenharia de Produção (Universidade Tecnológica Federal do Paraná â UTFPR-PG). Estudante, pesquisador na temática do agronegócio.
Flavio Trojan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Graduado em Ciências Econômicas (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG), Graduado em Tecnologia Eletrônica (Automação Industrial-CEFET-PR); Mestre em Engenharia de Produção (Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR); Doutor em Engenharia de Produção (Universidade Federal de Pernambuco-UFPE). Professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção-UTFPR-PG).
Daniela Daneluz, Faculdade de Pato Branco (FADEP)
Tecnóloga em Construção Civíl e Engeheira Civíl.
Shirley Suellen Thesari
Graduada em Administração; Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (Universidade Tecnológica Federal do Paraná â UTFPR-PB); Doutorando em Engenharia de Produção (Universidade Tecnológica Federal do Paraná â UTFPR-PG).
Alfred Douglas Drahein, Universidade Positivo (PG)
Graduado em Administração; Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (Universidade Tecnológica Federal do Paraná â UTFPR-PB).
Publiée
2018-11-19
Comment citer
Lizot, M., Trojan, F., Daneluz, D., Thesari, S. S., & Drahein, A. D. (2018). GESTÃO DE CUSTOS INDUSTRIAIS: UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO E SUAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO EM UM MUNICÁPIO CATARINENSE. Revista Produção Industrial & Serviços, 4(2), 01-12. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52374
Rubrique
Engenharia Econômica