DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING E DE ENGENHARIA DENTRO DE STARTUPS
Resumo
O marketing possui um papel importante na organização, pois ele auxilia no sucesso financeiro da empresa. Uma de suas vertentes, o marketing social, visa produzir um plano ótimo para proporcionar uma mudança social desejada. O marketing social é oportuno para o Terceiro Setor, que surgiu com o objetivo de preencher uma lacuna que as políticas públicas não conseguem, isto é, de engajar a sociedade para beneficiar a ela mesma. Para auxiliar ONGs com estratégias de marketing e produtos tecnológicos, existem startups que buscam prospectar recursos financeiros. Como estudo de caso, apresenta-se a startup O Polen, que por meio de seu aplicativo âComprasâ? viabiliza doações para causas sociais, aproveitando o grande crescimento de compras online. Em Belo Horizonte, esta pesquisa buscou implementar estratégias de marketing junto a ONGs, tendo como vetor o produto tecnológico da startup estudo de caso. As estratégias foram avaliadas de acordo com objetivos de engenharia de produção, como: Velocidade, Flexibilidade, Custo, Confiabilidade e Qualidade. Mesmo com a baixa adesão do aplicativo, obteve-se por meio desta pesquisa uma quantidade significativa de doações para serem repassadas as ONGs. Finalmente, constatou-se que para auxiliar no processo de arrecadação de recursos financeiros para o Terceiro Setor, os objetivos de engenharia de produção foram eficazes para auxiliar a compreensão das estratégias de marketing aplicadas.