DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING E DE ENGENHARIA DENTRO DE STARTUPS

  • Luciana dos Santos Duarte Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção / Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rayane Fabiwla Silva Maciel Faculdades Kennedy
  • Silvia Alexandra Peña González Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marta Helena Queiroz Cançado Gomes de Souza Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O marketing possui um papel importante na organização, pois ele auxilia no sucesso financeiro da empresa. Uma de suas vertentes, o marketing social, visa produzir um plano ótimo para proporcionar uma mudança social desejada. O marketing social é oportuno para o Terceiro Setor, que surgiu com o objetivo de preencher uma lacuna que as políticas públicas não conseguem, isto é, de engajar a sociedade para beneficiar a ela mesma. Para auxiliar ONGs com estratégias de marketing e produtos tecnológicos, existem startups que buscam prospectar recursos financeiros. Como estudo de caso, apresenta-se a startup O Polen, que por meio de seu aplicativo âComprasâ? viabiliza doações para causas sociais, aproveitando o grande crescimento de compras online. Em Belo Horizonte, esta pesquisa buscou implementar estratégias de marketing junto a ONGs, tendo como vetor o produto tecnológico da startup estudo de caso. As estratégias foram avaliadas de acordo com objetivos de engenharia de produção, como: Velocidade, Flexibilidade, Custo, Confiabilidade e Qualidade. Mesmo com a baixa adesão do aplicativo, obteve-se por meio desta pesquisa uma quantidade significativa de doações para serem repassadas as ONGs. Finalmente, constatou-se que para auxiliar no processo de arrecadação de recursos financeiros para o Terceiro Setor, os objetivos de engenharia de produção foram eficazes para auxiliar a compreensão das estratégias de marketing aplicadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana dos Santos Duarte, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção / Universidade Federal de Minas Gerais
Luciana Duarte é pesquisadora de doutorado em Engenharia de Produção (Universidade Federal de Minas Gerais), mestra em Engenharia de Produção (UFMG), e bacharel em Design de Produto (Universidade do Estado de Minas Gerais).
Rayane Fabiwla Silva Maciel, Faculdades Kennedy
Silvia Alexandra Peña González, Universidade Federal de Minas Gerais
Marta Helena Queiroz Cançado Gomes de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais
Publicado
2018-11-19
Como Citar
Duarte, L. dos S., Maciel, R. F. S., González, S. A. P., & Souza, M. H. Q. C. G. de. (2018). DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING E DE ENGENHARIA DENTRO DE STARTUPS. Revista Produção Industrial & Serviços, 4(2), 131-146. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52383
Seção
Engenharia Econômica