AVALIAÇÃO DA CONFIABILIDADE DOS QUESTIONÁRIOS SOBRE A ANÁLISE DE DESEMPENHO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: UMA APLICAÇÃO DO ALFA DE CRONBACH

  • Richardson Martins Miranda Universidade Federal do Paraná
  • Marco Aurélio Reis dos Santos Universidade Federal do Paraná

Résumé

Em toda pesquisa de opinião é preponderante levar em consideração captação de informações confiáveis. A validade e a confiabilidade das informações obtidas se dão por meio do uso de um instrumento de coleta de dados que seja eficaz no que se refere a precisão quanto a representatividade da percepção dos respondentes. Sendo assim, o artigo em questão apresenta a avaliação da confiabilidade de dois questionários para avaliar a satisfação dos professores e alunos quanto à aspectos relevantes aos processos qualitativos e educativos em um ambiente escolar. Para tal empregou-se a ferramenta alfa de Cronbach. O resultado obtido foi satisfatório e promove maior robustez para pesquisa conduzida com intuito de avaliar o desempenho de uma escola pública.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Richardson Martins Miranda, Universidade Federal do Paraná
Graduando em Engenharia de Produção - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Campus Jandaia do Sul
Marco Aurélio Reis dos Santos, Universidade Federal do Paraná
Professor do Depto. de Engenharia de Produção - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Campus Jandaia do Sul
Publiée
2017-08-23
Comment citer
Miranda, R. M., & Santos, M. A. R. dos. (2017). AVALIAÇÃO DA CONFIABILIDADE DOS QUESTIONÁRIOS SOBRE A ANÁLISE DE DESEMPENHO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: UMA APLICAÇÃO DO ALFA DE CRONBACH. Revista Produção Industrial & Serviços, 3(2), 50-61. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52358