AVALIAÇÃO DA CONFIABILIDADE DOS QUESTIONÁRIOS SOBRE A ANÁLISE DE DESEMPENHO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: UMA APLICAÇÃO DO ALFA DE CRONBACH

  • Richardson Martins Miranda Universidade Federal do Paraná
  • Marco Aurélio Reis dos Santos Universidade Federal do Paraná

Resumo

Em toda pesquisa de opinião é preponderante levar em consideração captação de informações confiáveis. A validade e a confiabilidade das informações obtidas se dão por meio do uso de um instrumento de coleta de dados que seja eficaz no que se refere a precisão quanto a representatividade da percepção dos respondentes. Sendo assim, o artigo em questão apresenta a avaliação da confiabilidade de dois questionários para avaliar a satisfação dos professores e alunos quanto à aspectos relevantes aos processos qualitativos e educativos em um ambiente escolar. Para tal empregou-se a ferramenta alfa de Cronbach. O resultado obtido foi satisfatório e promove maior robustez para pesquisa conduzida com intuito de avaliar o desempenho de uma escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richardson Martins Miranda, Universidade Federal do Paraná
Graduando em Engenharia de Produção - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Campus Jandaia do Sul
Marco Aurélio Reis dos Santos, Universidade Federal do Paraná
Professor do Depto. de Engenharia de Produção - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Campus Jandaia do Sul
Publicado
2017-08-23
Como Citar
Miranda, R. M., & Santos, M. A. R. dos. (2017). AVALIAÇÃO DA CONFIABILIDADE DOS QUESTIONÁRIOS SOBRE A ANÁLISE DE DESEMPENHO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: UMA APLICAÇÃO DO ALFA DE CRONBACH. Revista Produção Industrial & Serviços, 3(2), 50-61. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52358