APLICAÇÃO DE FERRAMENTES DA QUALIDADE NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS â ESTUDO DE CASO
Résumé
O anseio de toda indústria de alimentos é garantir a qualidade do seu produto. O controle da qualidade é feito, dentre outras formas, através de levantamentos de dados do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), com as reclamações dos clientes, o que permite o acompanhamento de eventuais problemas e não conformidades na linha de produção. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade da implantação do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) juntamente com outras ferramentas da qualidade para reduzir o número de reclamações registradas no SAC para o produto iogurte de uma linha de produção de um laticínio. Foram analisadas as reclamações do SAC registradas entre janeiro e outubro de 2014 e com a aplicação do gráfico de Pareto foi possível observar qual linha de produção se concentravam as maiores reclamações. Após a análise detalhada das reclamações, foi realizado o brainstorming, levantando as ideias das possíveis causas, priorizando as principais. Essas ideias foram organizadas em diagramas de causa e efeito, e em seguida realizou-se o teste de hipóteses para a montagem do plano de ação (5W2H). Aplicando as ferramentas da qualidade foi possível encontrar de forma eficiente meios para a solução dos principais problemas detectados como causas para as reclamações. Com isso, observou-se a redução de aproximadamente 50% das reclamações. Evidenciou-se, nesse estudo, a importância e a validade do ciclo PDCA e das ferramentas da qualidade para a resolução de problemas de maneira efetiva e eficiente.
Palavras chave: Garantia da qualidade; SAC; PDCA; Pareto.