APLICAÇÃO DE FERRAMENTES DA QUALIDADE NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS – ESTUDO DE CASO

  • Lígia Giombelli UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
  • Bertiene Maria Lack Barboza UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
  • Renata Dinnies Santos Salem UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Resumo

O anseio de toda indústria de alimentos é garantir a qualidade do seu produto. O controle da qualidade é feito, dentre outras formas, através de levantamentos de dados do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), com as reclamações dos clientes, o que permite o acompanhamento de eventuais problemas e não conformidades na linha de produção. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade da implantação do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) juntamente com outras ferramentas da qualidade para reduzir o número de reclamações registradas no SAC para o produto iogurte de uma linha de produção de um laticínio. Foram analisadas as reclamações do SAC registradas entre janeiro e outubro de 2014 e com a aplicação do gráfico de Pareto foi possível observar qual linha de produção se concentravam as maiores reclamações. Após a análise detalhada das reclamações, foi realizado o brainstorming, levantando as ideias das possíveis causas, priorizando as principais. Essas ideias foram organizadas em diagramas de causa e efeito, e em seguida realizou-se o teste de hipóteses para a montagem do plano de ação (5W2H). Aplicando as ferramentas da qualidade foi possível encontrar de forma eficiente meios para a solução dos principais problemas detectados como causas para as reclamações. Com isso, observou-se a redução de aproximadamente 50% das reclamações. Evidenciou-se, nesse estudo, a importância e a validade do ciclo PDCA e das ferramentas da qualidade para a resolução de problemas de maneira efetiva e eficiente.

Palavras chave: Garantia da qualidade; SAC; PDCA; Pareto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Giombelli, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Engenheira de Alimentos, formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2015). Tem experiência na indústria alimentícia nos setores de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos e Embalagens e Gestão da Qualidade, com a Implantação e Auditoria da Norma ISO 9001, HACCP, BPF, 5S e Ferramentas da Qualidade.
Bertiene Maria Lack Barboza, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Engenheira de Alimentos formada pela UEPG (2017), atualmente faço Pós Graduação em Engenharia de Qualidade (UTFPR) e venho trabalhando nas linhas de pesquisa em Engenharia de Produção, Pesquisa Operacional e Engenharia da Qualidade pelo departamento de Mestrado de Engenharia de Produção da UTFPR - Ponta Grossa.
Renata Dinnies Santos Salem, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Mestre e Doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina, graduada em Engenharia de Alimentos e Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é docente no curso de Engenharia de Alimentos, do  Departamento de Engenharia de Alimentos, da Universidade Estadual de Ponta grossa. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação física, química e físico-química de alimentos, segurança alimentar  (Programa Alimentos Seguros), antioxidantes naturais, tecnologia de óleos e gorduras, tecnologia de leite e derivados com ênfase em queijos e bebidas à base de soro.
Publicado
2018-12-07
Como Citar
Giombelli, L., Lack Barboza, B. M., & Dinnies Santos Salem, R. (2018). APLICAÇÃO DE FERRAMENTES DA QUALIDADE NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS – ESTUDO DE CASO. Revista Produção Industrial & Serviços, 5(1), 134-146. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52394
Seção
Engenharia da Qualidade