Alfabetização Bilíngue Guarani Mbyá-Português na Tekoa Tapixi – Nova Laranjeiras/PR

  • Vanessa Domingos Toledo Unicentro
  • Claudio Ranhmág Verissimo Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro
Palavras-chave: Alfabetização Bilíngue, Escolas Indígenas, Língua Guarani

Resumo

O presente trabalho visa discutir o ensino da língua materna na perspectiva do bilinguismo (Guarani-Português) na Tekoa Tapixi (Aldeia Lebre) localizada na Terra Indígena Rio das Cobras em Nova Laranjeiras/PR. O trabalho foi realizado a partir de revisão bibliográfica, focando em autores que tratam sobre o tema, em seguida, analisamos o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Indígena Carlos Alberto Cabreira Machado localizada na Tekoa Tapixi, e, por último, fizemos uma entrevista com três professores da língua materna da referida escola. Por fim, percebemos a necessidade de se pensar mais práticas e mais materiais bilíngues que incentivem o uso da língua materna como primeira língua no cotidiano da escola indígena.

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Biografia do Autor

Claudio Ranhmág Verissimo, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Pedagogo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Professor de Língua Materna Guarani da rede estadual do Paraná. Estudante da Especialização em Educação Escolar Indígena da Unicentro. 

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Publicado
2024-12-04
Como Citar
DOMINGOS TOLEDO, V.; RANHMÁG VERISSIMO, C. Alfabetização Bilíngue Guarani Mbyá-Português na Tekoa Tapixi – Nova Laranjeiras/PR. 29 de abril: Revista de História, v. 4, n. 7, p. 34-47, 4 dez. 2024.