As Charges no ensino de História

algumas considerações sobre seus usos nos livros didáticos escolares

  • Larissa Klosowski de Paula UniBF Centro Universitário
Palavras-chave: Ensino de História, Livros Didáticos, Charges, Charges e Ensino de História

Resumo

O objetivo deste artigo consistiu na análise das charges enquanto recursos para o ensino de história. Para tanto, se partiu, inicialmente, de uma revisão bibliográfica acerca das charges enquanto gênero textual e enquanto fontes históricas para, em um segundo momento, analisá-las nas formas em que compuseram a coleção didática mais distribuída para a modalidade ensino médio de acordo com o PNLD de 2015. Dada a especificidade do corpus textual que ora se apresenta, optou-se por realizar um recorte, trazendo-se para o texto apenas um exemplo de cada uma das categorias encontradas nos usos de charges no material didático analisado, a saber: enquanto abertura de capítulo; como integrante de corpo de texto; enquanto fontes históricas; e enquanto elementos para o fechamento do capítulo. As categorias foram criadas conforme se apresentaram nos livros, e foram analisadas mediante as potencialidades para o ensino de história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2023.
BALABAN, M. Poeta do lápis: a trajetória de Angelo Agostini no Brasil imperial – São Paulo e Rio de Janeiro – 1864-1888. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2005.
BIDARRA, J.; REIS, L. S. Gênero charge: construção de significados a partir de uma perspectiva interdisciplinar e dinâmica. Signo, 2013, 38.64: 150-168.
BITTENCOURT, C. M. F. Circe Maria Fernandes. Autores e editores de compêndios e livros de leitura (1810-1910). 2008. Disponível em: .
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História Sociedade e Cidadania : volume único : ensino médio / Alfredo Buolos Júnior. – 2. Ed – São Paulo : FTD, 2013.
BLOCH, M. L. B. A Apologia da História, ou, O Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001
COELHO, F. As charges e suas potencialidades como fonte histórica. Associação Nacional De História-Seção Mato Grosso Do Sul. Anais do encontro da Associação Nacional de História, seção Mato Grosso do Sul. Coxim-MS, 2016.
FLORES, O. A leitura da charge. Canoas, RS: Ed. ULBRA, 2002.
GAUDÊNCIO JUNIOR, N. Um sergipano em Paris: a arte gráfica de Cândido Aragonez de Faria no fin-de-siècle parisiense (1882 a 1911). Tese de Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura. Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2015
GONÇALVES, Í. B. P. As contribuições da charge para o ensino de história. Multidebates, 2019, 3.1: 24-35.
GRESPAN, J. Considerações sobre o Método. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. 3ª Ed. São Paulo: Contexto, 2018. p. 291-300.
LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em aberto, 2008, 16.69.
LITZ, V. G. O uso da imagem no ensino de história. Universidade Federal do Paraná, Caderno Temático do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná–PDE. Curitiba, PR, 2009, 1402-6.
MIANI, R. A. Coletâneas de charges da imprensa sindical: fontes visuais para uma história a contrapelo. Revista Tempo e Argumento, 2016, 8.18: 249-267.
MOLINA, A. H. Ensino de História e Imagens: possibilidades de pesquisa. Domínios da Imagem. v.1. Londrina: 2007.
MOUCO, M. A. T.; GREGÓRIO, M. R. Leitura, análise e interpretação de charges com fundamentos na teoria semiótica. Londrina: Dia a dia Educação, 2007
MUNAKATA, K. O livro didático: alguns temas de pesquisa. Revista brasileira de história da educação, v. 12, n. 03, p. 179-197, 2012.

PESAVENTO, A construção de uma Porto Alegre imaginária - uma cidade entre memória e história. In: Grijó, L. A.; K., Fábio; G., C. A. B.; N., E. (Org.). Capítulos de História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2004.
RABAÇA, C. A.; BARBOSA, G. Dicionário de Comunicação. Codecri, 2003.
RÜSEN, J. Razão histórica. Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora da UnB, 2001.
SAVIANI, D. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Autores Associados, 2007
SCHWARTZ, R. Mídia e história: registros, documentos e fontes. Jornal Alcar [internet], 2012, 2: 1-5.
SILVA, E. O. Relações entre imagens e textos no ensino de História. Saeculum. v. 22. Paraíba: UFPB, 2010.
Publicado
2024-12-20
Como Citar
KLOSOWSKI DE PAULA, L. As Charges no ensino de História. 29 de abril: Revista de História, v. 4, n. 7, p. 72-89, 20 dez. 2024.