Seminário de Fontes e Métodos

Uma abordagem metodológica e o uso de acervos digitais

Palavras-chave: Docência no Ensino Superior, Programa de Iniciação à docência, Repositórios Digitais

Resumo

O presente artigo busca expor o desenvolvimento e a aplicação de uma atividade prática de fontes e métodos a uma turma de Pesquisa Histórica I. Tendo em vista o diagnóstico da dificuldade do alunado do curso com metodologia histórica, o monitor e o docente traçaram a estrutura de funcionamento da atividade. Esta foi expor os repositórios digitais e fazer uma análise de uma fonte selecionada. Foram apresentados a Brasiliana Fotográfica, Memória Estatística do Brasil e Hemeroteca Digital. Os métodos utilizados foram Mauad (1996), Moura Filho (2008) e Barros (2021). A atividade foi satisfatória, teve boa recepção por parte dos alunos e reforça a importância do Programa de Iniciação à Docência no Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Filipe França, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduando do curso de História da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É pesquisador de História de Empresas e Estudos sobre a Região Cacaueira. No momento desenvolve Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Grupo Empresarial Chaves: análise da construção civil, exploração imobiliária e inovações arquitetônicas (Itabuna, 1984-1990).” Faz parte do Grupo de Estudos em História Econômica e do Pensamento Econômico (GEHEPE-UESC). Contato: ffndeo@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0009-0005-6286-9531

Thiago Mantuano, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em História (PPGH-UFF) e Professor Visitante Adjunto de História do Atlântico (PPGH/DFCH-UESC). Faz parte do Grupo de Estudos em História Econômica e do Pensamento Econômico (GEHEPE-UESC). Contato: tvmfonseca@uesc.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1347-2018

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Publicado
2025-11-19
Como Citar
FRANÇA NEVES DE OLIVEIRA, F.; VINICIUS MANTUANO DA FONSECA, T. Seminário de Fontes e Métodos. 29 de abril: Revista de História, v. 5, n. 9, p. 143-162, 19 nov. 2025.
Seção
Primeiros Passos