Aprígio Guimarães e as “Ligeiras considerações do methodo d’ensino seguido no Brasil”
Abstract
This article analyzes the chapter Ligeiras considerações sobre o methodo d’ensino seguido no Brasil, part of the book Estudos sobre o ensino público, released in 1860 by Aprígio Justiniano da Silva Guimarães. This article Are also selected excerpts from Aprígio Guimarães' writings to relate them to political, academic, aesthetic environments and conjunctures– especially in the 1860s and 1870s.The chapter written by Aprígio is still articulated with aspects present in institutions with a decisive impact on social life and in comprehension the ideas of Imperial Brazil, notably Faculdade de Direito do Recife and Instituto Arqueológico e Geográfico Pernambucano. From Aprígio's texts, it is important to highlight: quotes from European authors, economic, political and religious perspectives for the formation of the rhetorical debate; the discussion around the role of teaching, moral and familiar consequences; the appeal to the figure of Emperor Dom Pedro II in conducting the values to be pursued for the formation of Brazil. All these points present questions similar to the investigation around the use of concepts and their implications for the understanding of the history of Brazilian education.
Downloads
References
ADORNO, Sérgio. Os aprendizes do poder: o bacharelismo liberal na política brasileira. São Paulo: Edusp, 2019.
ALONSO, Angela. Ideias em movimento: a geração de 1870 na crise do Brasil-Império. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
AMOSSY, Ruth. A argumentação do discurso. São Paulo: Contexto, 2020.
AVISOS diversos. Diário de Pernambuco, ano 36, n. 32, Recife, 9 de fev. 1860.
BERLIN, Isaiah. Ideias políticas na era romântica: ascensão e influência no pensamento moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
BITTENCOURT, Circe Fernandes. Reflexões sobre o ensino de história. Estudos avançados, n. 32, v. 32, n. 93, p. 127-149, 2018.
BOSI, Alfredo. Cultura. In: CARVALHO, José Murilo (org.). A construção nacional: 1830-1889. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012, p. 225-279.
BRASIL. Coleção das leis do Império do Brasil: tomo XVII, parte II. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1854. Disponível em:
CÂMARA, Francisco Phaelante da. Memória histórica da Faculdade de Direito do Recife: anno de 1903. Recife: Imprensa Industrial, 1904.
CAMPELLO, Netto. História parlamentar de Pernambuco. In: GUALBERTO, Elisama Carvalho C [et al.]. Assembleia Legislativa de Pernambuco 180 anos: uma visão histórica de Pernambuco sob o olhar do Legislativo estadual. Recife: ADF, 2015.
CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. Teatro das sombras: a política imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
CARVALHO, José Murilo. História intelectual no Brasil: retórica como chave de leitura. Topoi, v.1, n.1, Rio de Janeiro, p. 123-152, 2002. Disponível em:
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Fé cristã e laicidade. Brasília: Edições CNBB, 2018.
DACANAL, Pedro Hoeper.; SAES, Alexandre Macchione. As ideias jurídico-econômicas de Clóvis Bevilácqua. Anais do XII Congresso Brasileiro de História Econômica, Niterói, p. 1-33, 2017. Disponível em:
DANTAS, Laércio Albuquerque. A Escola do Recife e os discursos sobre criminalidade: teorias científicas e projetos de sociedade no Recife das décadas de 1830-1890. Dissertação (mestrado em história). Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Federal de Pernambuco, 2013.
ESTUDOS sobre o ensino público pelo doutor Aprígio Justiniano da Silva Guimarães. Diário de Pernambuco, ano 36, n. 217, Recife, 19 de set. 1860.
FELDMAN, Ariel. Guerra aos extremos: polarização política em Pernambuco e a defesa do princípio de soberania nacional (1829-1831). Almanack, n. 7, Guarulhos, p. 39-58, 2014. Disponível em:
FERRARO, Alceu Ravanello. Educação, classe, gênero e voto no Brasil imperial: Lei Saraiva – 1881. Educar em Revista, Curitiba, n. 50, p. 181-206, 2013. Disponível em:
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método, volume I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 2020.
GASPARELLO, Arlette Medeiros.; VILLELA, Heloisa de Oliveira Santos. Intelectuais e professores: identidades sociais em formação no século XIX brasileiro. Revista Brasileira de História da Educação, n. 21, p. 39-60, 2009. Disponível em:
GOODY, Jack. A domesticação da mente selvagem. Petrópolis: Vozes, 2012.
GUIMARÃES, Aprígio Justiniano da Silva. Discursos e diversos escritos. Recife: Tipografia Mercantil, 1872.
GUIMARÃES, Aprígio Justiniano da Silva. Estudos sobre o ensino público. Recife: Tipografia Universal, 1860.
GUIMARÃES, Aprígio Justiniano da Silva. Visconde d’Uruguay. Jornal do Recife, 26 mar 1859. Disponível em:
HARTOG, François. Evidência da história: o que os historiadores veem. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
JURY do Recife. 5ª sessão. Diário de Pernambuco, ano 36, n. 281, Recife, 4 de dez.1860.
KOSELLECK, Reinhardt. História de conceitos: estudos sobre a semântica e a pragmática da linguagem política e social. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020.
LARA, Tiago Adão. Tradicionalismo católico em Pernambuco. Recife: Editora Massangana, 1988.
LYNCH, Christian Edward Cyril. Da monarquia à oligarquia: história institucional e pensamento político brasileiro (1822-1930). São Paulo: Alameda, 2014.
MARTINS, Gabriela Pereira. Ultramontanos, positivistas e liberais: reflexões a partir da separação Igreja-Estado. Sacrilegens, Juiz de Fora, v. 5, n. 1, p. 53-73, 2008. Disponível em:
MARTINS, Henrique. Lista geral dos bacharéis e doutores que têm obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife. Recife: Tipografia Diário da Manhã, 1931.
MEAUX, Camille de. Montalembert: Vicomte de Meaux. Paris: C. Levy, 1897.
MELO, Carlos Augusto de. Os manuais de retórica e poética: “lugares de memória” no Brasil oitocentista. Revista FronteiraZ, n. 15, p. 120-134, 2015. Disponível em:
MELLO, Evaldo Cabral de. Rubro veio: o imaginário da Restauração Pernambucana. São Paulo: Alameda, 2008.
MONTEIRO, Ana Maria. Formação de professores: entre demandas e projetos. História Hoje, v. 2, n. 3, p. 19-42, 2013. Disponível em:
MOULINET, Daniel. L’abbé Gaume et la pastorale de la confession au XIX siècle. Mélanges de L’École Française de Rome. Italie et Mediterranée, tomo 103, vol. 1, p. 297-325, 1991. Disponível em:
OLIVEIRA, Luiz Eduardo. O partido conservador e a educação literária no Império brasileiro (1841-1863). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 4, p. 931-945, 2015. Disponível em:
OLIVEIRA, Cecilia Helena de Salles. Da natureza e limites do poder moderador e a memória do Conselheiro Zacarias de Góis e Vasconcelos. In: OLIVEIRA, Cecilia Helena de Salles (org). Zacarias de Góis e Vasconcelos. São Paulo: editora 34, 2002, p. 9-54.
PAIM, Antonio. História do liberalismo brasileiro. São Paulo: LVM, 2018.
PENNA, Luciana Rodrigues. O publicismo e a política conservadora do Brasil no século XIX. Opinião Pública, Campinas, v. 25, n. 2, p. 343-376, 2019. Disponível em:
PERELMAN, Chaïm.; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2020.
QUINTAS, Amaro. O padre Lopes Gama: um analista político do século passado. Recife: UFPE, 1975.
REMOND, René. Do político. In REMOND, René (org). Por uma história política. Rio de Janeiro: FGV, 2017, p. 441-453.
SALDANHA, Nelson. História das ideias políticas no Brasil. Brasília: Senado Federal, 2001.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do Imperador: Dom Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SIQUEIRA, André Cezar. Batalha naval do Riachuelo: 150 anos de uma vitoriosa operação conjunta da Marinha e do Exército do Brasil. Navigator, Rio de Janeiro, v. 1, n. 27, p. 74-83, 2015. Disponível em:
SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
VEIGA, Gláucio. Aprígio Guimarães. Clio: Revista de Pesquisa Histórica, v.2, n.1. Recife, Universidade Federal de Pernambuco, p. 15-35, 1978. Disponível em:
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo, Cosac Naify, 2007.

Esta obra está licenciada com uma Licença