Aprígio Guimarães e as “Ligeiras considerações do methodo d’ensino seguido no Brasil”
Resumo
Este artigo analisa o capítulo Ligeiras considerações sobre o methodo d’ensino seguido no Brasil, integrante do livro Estudos sobre o ensino público, lançado em 1860 por Aprígio Justiniano da Silva Guimarães. Também são selecionados trechos dos escritos de Aprígio Guimarães para relacioná-los com ambientes e conjunturas políticas, acadêmicas, estéticas – sobretudo nas décadas de 1860 e 1870. O capítulo escrito por Aprígio ainda é articulado com aspectos presentes em instituições de impacto decisivo na vida social e na compreensão das ideias do Brasil Imperial, notadamente a Faculdade de Direito do Recife e o Instituto Arqueológico e Geográfico Pernambucano. A partir dos textos de Aprígio, importa destacar: citações de autores europeus, perspectivas econômicas, políticas e religiosas para a formação do debate retórico; a discussão em torno do papel do ensino, seus desdobramentos morais e familiares; o apelo à figura do Imperador Dom Pedro II na condução dos valores a serem perseguidos para a formação do Brasil. Todos esses pontos apresentam questões análogas à investigação em torno do uso de conceitos e suas implicações para o entendimento da história do ensino brasileiro.
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