Xeque-mate
o xadrez russo, entre a educação e a revolução (1917-1924)
Resumen
O presente artigo, desenvolvido, a princípio, como parte de uma monografia para a conclusão do curso de Licenciatura em História, possui como principal objetivo a análise sobre a importância que o xadrez, enquanto esporte, teve no processo educacional dos primeiros anos de vigência da Revolução de Outubro (1917-1924). Para tal, procederemos a partir das seguintes metodologias: revisão bibliográfica com base em autores como Nadezhda Krupskaya, Marisa Bittar, Amarílio Ferreira Junior, Anatoli Lunatcharsky, Anton Makarenko e István Mészáros; tradução bibliográfica de obras ainda não traduzidas para a língua portuguesa, de autores como Alexander Kotov, Mikhail Yudovich e Michael Hudson; além da análise da Constituição da República Socialista Federativa Soviética Russa do ano de 1918, com o intuito de identificar e compreender trechos advindos desse documento que possam clarear a importância da educação na nova sociedade insurgente, assim como sua edificação e manutenção constante ao desenvolver a necessária consciência socialista para o sucesso do empreendimento soviético. Nota-se que não apenas a educação socialista, mas a aliança entre essa nova educação e o jogo de xadrez, proporcionou uma modificação importante na sociedade socialista nascente, dando origem e base fundamental para o período de maior sucesso do xadrez em toda a URSS, durante o período intitulado como “Guerra Fria”.
Descargas
Citas
BRAUDEL, F. História e Ciências Sociais: a longa duração. Revista de História, [s. l.], v. 30, n. 62, p. 261-294, 1965. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.1965.123422. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/123422. Acesso em: 3 maio. 2023.
CARMICHAEL, J. História resumida da Revolução Russa. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
COGGIOLA, O; CLEMESHA, A. 25 de outubro de 1917: A Revolução Russa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.
FELÍCIO, P. G.; CHAVES, M.; MOREIRA, J. A. da S. Proposições de Anatoli Lunatcharski para a educação soviética: a defesa pela ciência e pela arte. Germinal: Marxismo e educação em debate, Salvador, v. 14, n. 3, p. 462-473, dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v14i3.48214. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48214/28307. Acesso em: 10 set. 2023.
FERREIRA JUNIOR, A.; BITTAR, M. Revolução e educação: a experiência soviética. In: LOMBARDI, J. C.; LIMA, M. (org.). Educação e Revolução: as revoluções nos séculos XIX e XX e as possibilidades de uma nova educação. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020. p. 119-131.
HOBSBAWM, E. J. Podemos escrever a história da Revolução Russa? In: HOBSBAWM, E. J. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 332-346.
HUDSON, M. Storming Fortresses: a political history of chess in the Soviet Union, 1917 – 1948. 2013. 416 f. Tese (Doutorado em Filosofia da História) – Universidade da Califórnia, Santa Cruz, 2013. Disponível em: https://escholarship.org/content/qt0s71f0cw/qt0s71f0cw_noSplash_22625b826d6aad8c2769f6e3e401dac6.pdf. Acesso em: 28 mar. 2023.
KOCHAN, L. Origens da Revolução Russa (1890-1918). Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.
KOTOV, A; YUDOVICH, M. The Soviet School of Chess. Nova Iorque: Dover Publications, 1961.
KRUPSKAYA, N. A construção da pedagogia socialista. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
LÊNIN, V. I. O Estado e a Revolução. São Paulo: Boitempo, 2017.
LUNATCHARSKI, A. V. Declaração sobre os princípios fundamentais da escola única do trabalho. In: KRUPSKAYA, N. K. A construção da pedagogia socialista. São Paulo: Expressão Popular, 2017. p. 285-308.
MAKARENKO, A. As minhas concepções pedagógicas. In: FILONOV, G. N. Anton Makarenko. Recife: Editora Massangana, 2010. p. 114-125.
MAKARENKO, A. O trabalho cultural. In: FILONOV, G. N. Anton Makarenko. Recife: Editora Massangana, 2010. p. 70-76.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
MÉSZÁROS, I. Educação: o desenvolvimento contínuo da consciência socialista. In: MÉSZÁROS, I. O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2007. p. 293-316
MÉSZÁROS, I. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes Editores, 1990.
PISTRAK, M. (org.). A escola-comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
RUSSIAN SOVIET FEDERATED SOCIALIST REPUBLIC. [Constituição (1918)] Constitution of the Russian Soviet Federated Socialist Republic 1918. Moscow: All-Russian General Executive Committee, 1918. Disponível em: https://www.marxists.org/history/ussr/government/constitution/1918/. Acesso em: 12 set. 2023.
SARTORI, L. Educação e transição socialista soviética: perspectivas dos primeiros anos do regime. In: LOMBARDI, J. C.; LIMA, M. (org.). Educação e Revolução: as revoluções nos séculos XIX e XX e as possibilidades de uma nova educação. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020. p. 151-174.
SOLTIS, A. Soviet Chess 1917-1991. Londres: McFarland & Company Inc, 2000.
TRAGTENBERG, M. A Revolução Russa. São Paulo: Atual, 1988.
Derechos de autor 2024 Hugo Lousada Ferreira , Yuri Carvalho

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.