Desafios e perspectivas do ensino de História na rede pública

um olhar a partir da experiência de estágio de observação

  • Maria Rita Vieira Regasso Universidade Estadual de Londrina
  • Milena Piscinato Piedade Rosa Universidade Estadual de Londrina
  • Fabiane Muzardo UEL

Resumen

A partir da experiência de estágio de observação em sala de aula no Ensino Fundamental II, o presente artigo busca suscitar o debate de questões referentes ao ensino de História em um colégio da rede pública, localizado na cidade de Londrina-PR. Dentre as questões observadas, estão presentes aspectos relacionados à disposição espacial dos alunos em sala e a estrutura material do colégio; a relação interpessoal entre educador-educando; a utilização – ou a falta – de recursos didáticos diversos para a dinâmica de ensino; discussões acerca do rendimento escolar e o uso de aparelhos eletrônicos em aula. Logo, a presente reflexão, visando criar um ambiente escolar mais democrático e efetivo, irá, por meio de constatações da observação, levantar considerações sobre a maneira com que o ensino de História vem sendo formulado frente aos atuais desafios presentes no ensino da rede pública.

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Citas

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Publicado
2025-06-02
Cómo citar
REGASSO, M. R. V.; ROSA, M. P. P.; MUZARDO, F. Desafios e perspectivas do ensino de História na rede pública. Revista de História: 29 de abril, v. 5, n. 8, p. 115-128, 2 jun. 2025.
Sección
Primeiros Passos