Ensino de História da África no Brasil

possibilidades didáticas a partir das HQs “Angola Janga” e “Cumbe”

  • Flávia Santos Arielo UEM
  • Gabriela Ferreira Lima UFSCar

Resumen

Este artigo analisa a aplicabilidade e os benefícios do uso de histórias em quadrinhos (HQs) como recurso didático no ensino de História da África no Ensino Médio, com foco nas obras Angola Janga e Cumbe, de Marcelo D’Salete. As HQs foram tratadas como fontes históricas de pesquisa, e a metodologia adotada baseou-se em revisão bibliográfica, com suporte teórico sobre a historiografia africana e os desafios da educação antirracista no Brasil. A proposta consistiu em investigar de que maneira as HQs podem contribuir para a construção de uma aprendizagem crítica, significativa e sensível às questões étnico-raciais. Foram ainda analisados materiais didáticos oficiais da rede pública paulista e aplicada uma consulta a estudantes de duas escolas estaduais. Os resultados indicam que, embora presentes nas escolas, seu uso ainda é limitado, evidenciando a necessidade de formação docente para práticas que valorizem narrativas visuais, diversidade e abordagens plurais da história afro-brasileira.

 

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Publicado
2025-12-11
Cómo citar
ARIELO, F. S.; LIMA, G. F. Ensino de História da África no Brasil. Revista de História: 29 de abril, v. 5, n. 9, p. 82-102, 11 dic. 2025.