“Gênero” e “Ideologia de Gênero” na internet

uma análise inicial a partir de publicações na imprensa online brasileira (2019-2022)

Palavras-chave: Gênero, Ideologia de Genero, História Digital, História e Historiografia

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do projeto “Portal Clio HD: acervo de fontes e objetos digitais para o ensino e a pesquisa em História”, cujo objetivo foi analisar reportagens publicadas na imprensa online entre 2019 e 2022 sobre os termos "gênero" e "ideologia de gênero". A investigação buscou compreender a circulação desses termos nas mídias digitais, especialmente a partir crescimento de discursos intolerantes em relação à diversidade de gênero no período analisado. Diante de um cenário em que tais discursos se tornaram mais frequentes e influentes, é essencial entender suas origens, dinâmicas e impactos no campo educacional. A pesquisa utilizou os aportes da História Digital e interpretou os dados por meio de abordagens qualitativas e quantitativas, com suporte do software de código aberto Voyant Tools. Os resultados apontaram que o termo "ideologia de gênero" foi amplamente instrumentalizado por grupos ultraconservadores de direita, visando deslegitimar discussões sobre gênero e sexualidade. Já o conceito de "gênero" foi predominantemente associado ao feminino e ao contexto educacional, além de uma acentuada polarização no debate público. Conclui-se que essas estratégias reforçam normas conservadoras, dificultando avanços em direção à igualdade e à inclusão nas relações de gênero.

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Biografia do Autor

Wilian Junior Bonete, UFPel - Universidade Federal de Pelotas

Doutor em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Graduado em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). É professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Coordenador do Laboratório de Ensino de História (LEH) e Coordenador Adjunto do grupo de pesquisa HEDUCA - História e Educação: textos, escritas e leituras (UFPEL/CNPq). É pesquisador da área de Ensino de História e possui interesses em temáticas como a Didática da História, Educação Histórica e História Digital.

Thayná Luiza Uhde Dalsasso, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Acadêmica do curso de Licenciatura em História (UFPel), integrante do projeto "Portal Clio HD - Acervo de Fontes e Objetos Digitais para o Ensino e a Pesquisa em História" e bolsista de iniciação científica pelo PIBIC/CNPq no projeto de pesquisa vinculado á História digital, ensino de História e consciência histórica.

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Publicado
2025-06-02
Como Citar
BONETE, W. J.; DALSASSO, T. L. U. “Gênero” e “Ideologia de Gênero” na internet. 29 de abril: Revista de História, v. 5, n. 8, p. 92-114, 2 jun. 2025.
Seção
Primeiros Passos