O preservativo interno e práticas sobre educação sexual: os conhecimentos dos(as) alunos(as) de uma escola pública no Municí­pio de Araguaí­na-TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.e024009

Palavras-chave:

infecções sexualmente transmissí­veis; educação sexual; prevenção

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo caracterizar os conhecimentos dos(as) alunos(as) de uma Escola pública da região norte do Brasil em relação ao preservativo interno, considerando as práticas e discursos sobre educação sexual nas escolas e a realização de uma oficina utilizando atividades práticas a fim de desmistificar estigmas e preconceitos sobre o preservativo interno. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e quantitativa na perspectiva de um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários semiestruturados respondidos por alunos(as) de ensino médio com uma faixa etária entre 16 a 19 anos. Além do diário de bordo para o registro de reflexões da realizadora da oficina. As análises demonstram um desconhecimento sobre o preservativo interno e, em alguns casos, desinteresse por conhecê-lo, especialmente pelos participantes de gênero masculino. Porém, sua problematização aproxima outras discussões relacionadas com o machismo e a desigualdade de gênero, aspectos importantes num ensino de biologia para a justiça social.

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Biografia do Autor

Francielly Matos de Alencar do Nascimento, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Acadêmica no curso de Biologia na Universidade Federal do Norte do Tocantins,com afinidade em temas sobre Microbiologia e Alfabetização Cientí­fica. Atualmente é bolsista no Programa de Iniciação Cientí­fica da UFNT e monitora do Projeto Alvorecer.

Yonier Alexander Orozco Marí­n, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Professor do Magistério Superior, lotado no curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Docente e membro da comissão coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território da Universidade Federal do Norte de Tocantins. Secretário da Regional IV (MG, GO, DF, TO) da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia. Licenciado en biologia pela Universidad Distrital Francisco José de Caldas (2015), Bogotá, Colômbia. Mestre em Ensino de Ciencias e Matemática pela Universidade Federal do Acre (UFAC-2018), Rio Branco, Brasil. Doutor em Educação Cientí­fica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSc- 2022), Florianópolis, Brasil. Atuou como mediador e comunciador ambiental em zoológicos e outros espaços de educação não formal. Tem experiência como professor do ensino fundamental e médio, com práticas educativas em perspectiva antirracista e de diversidade sexual e de gênero. Pesquisador nos Grupos de pesquisa, "Biologí­a, Enseí±anza y Realidades" da Universidade Pedagógica Nacional e a Universidade Distrital (Colômbia), "Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação" da UFSC, e "Decolonialidade e Educação Cientí­fica" da UFNT. Interesse na pesquisa, ativismo e extensão na área da educação com perspectiva de justiça social, decolonialidade, diversidade e dissidência sexual e de gênero, branquitude e educação antirracista.

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Publicado

2024-10-25

Como Citar

Nascimento, F. M. de A. do ., & Marí­n, Y. A. O. . (2024). O preservativo interno e práticas sobre educação sexual: os conhecimentos dos(as) alunos(as) de uma escola pública no Municí­pio de Araguaí­na-TO. Vitruvian Cogitationes, 5(2), e024009. https://doi.org/10.4025/rvc.e024009

Edição

Seção

Artigos