Foco e Escopo
Apresentação
A RIMAR - Revista Interdisciplinar de Marketing, ISSN 1676-9783, Classificação B1 no Qualis CAPES (Quadriênio 2017-2020), é um periódico que propõe tratar marketing de uma forma diferente daquela que vem se verificando no Brasil. Duas são as razões principais dessa proposição. Primeiro, o entendimento de que marketing constitui um conjunto de discursos e práticas tão importantes para tantas pessoas, que não pode ser desenvolvido e discutido somente por especialistas. Segundo, porque entende que o conhecimento de marketing, tal como proposto pela disciplina de marketing e pelos mais notáveis teóricos internacionais, não vem atendendo às necessidades, aspirações e valores mais relevantes para a maior parcela de seus praticantes profissionais. No sentido de oferecer respostas a tais questões a RIMAR empreende uma abordagem editorial baseada em interdisciplinaridade, cultura, crítica e reflexão.
Reproduzindo o que se verifica em diversos outros países, um obstáculo central para o propósito de tratar marketing dessa forma é que os meios editoriais no Brasil ainda são extremamente limitados para a difusão de ideias menos ortodoxas, para o diálogo franco entre acadêmicos da área de marketing e de outras áreas, e para a interação consistente entre acadêmicos e praticantes. Por conseguinte, a RIMAR se propõe a incentivar a produção, leitura e difusão de artigos empíricos, ensaios teóricos e resenhas que contemplem a interdisciplinaridade e o debate em marketing.
Política Editorial
A RIMAR publica artigos originais. Os autores devem declarar que seus manuscritos não foram publicados anteriormente e que não estão, no todo ou em parte, sob análise editorial para publicação em outro periódico. A RIMAR, no entanto, aceita a submissão de trabalhos inicialmente apresentados e publicados em anais de congressos e demais eventos acadêmicos, desde que também não tenham sido submetidos, no todo ou em parte, para publicação em outra revista.
A preocupação editorial central da RIMAR é promover uma maneira de pensar marketing baseada na interdisciplinaridade e no diálogo. Desse modo, estabelece o desafiante objetivo editorial de ter acadêmicos e praticantes profissionais da área de marketing como seus principais leitores. Professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação em administração e áreas afins, e profissionais e praticantes de outras áreas de administração, no Brasil e nos demais países de língua portuguesa, também fazem parte desse corpo de leitores.
Por entender que os processos de formação e transformação do conhecimento em marketing envolvem práticas e reflexões desenvolvidas em diversas áreas dos âmbitos acadêmico, profissional e institucional, a RIMAR não prioriza a publicação de artigos ou ensaios sobre temas específicos ou subáreas em marketing. Nesse sentido, desde que os artigos ou ensaios estejam comprometidos com o rigor teórico e metodológico e prezem pela relevância e oportunidade temática, não importa que abordagens ou quadro teóricos sigam, tampouco que formas e procedimentos metodológicos adotem, nem que tenham suas origens em áreas temáticas diferentes da administração. O que importa para a RIMAR é promover o diálogo e a interdisciplinaridade em marketing, entre os trabalhos publicados e entre os mesmos e os leitores.
Missão
Viabilizar o registro e divulgação pública do conhecimento interdisciplinar em marketing produzido por acadêmicos e praticantes de marketing e áreas afins.
Objetivos
- Publicar resultados de pesquisas envolvendo ideias e novas propostas científicas em marketing.
- Disseminar a informação e o conhecimento gerados pela comunidade científica em marketing e áreas afins;
- Agilizar o processo de comunicação científica na área de marketing.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos são avaliados inicialmente pelo Conselho Editorial em processo de Desk Review e, se aprovados, são encaminhados à avaliação, em sistema de Double Blind Review por parte de dois consultores com expertise na temática do artigo e filiados a instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras. Após a avaliação, o artigo será aceito para publicação se tiver dois pareceres favoráveis, e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. Ao longo desse processo os artigos poderão ser aprovados de modo condicional à realização de correções e revisões indicadas pelos consultores. No caso de um parecer favorável e outro desfavorável, a decisão sobre a publicação ou não do artigo será do Conselho Editorial da revista.
Diretrizes de Avaliação
- O assunto tratado no artigo é relevante para ser veiculado pela revista?
- O artigo é original?
- O título reflete clara e suficientemente o conteúdo do artigo?
- O resumo, abstract, palavras-chave e keywords estão adequados e refletem o conteúdo do artigo?
- A apresentação, a organização e o tamanho do artigo são satisfatórios?
- A introdução deixa claros o tema, questão de pesquisa e objetivo do trabalho?
- O referencial teórico (ou quadro teórico ou revisão de literatura), quando pertinente, está adequado e reflete o estado-da-arte relativo à temática do artigo?
- Os procedimentos metodológicos adotados, quando pertinentes, estão suficientemente claros, permitindo que o artigo possa ser reproduzido?
- A análise e discussão é profícua e suficiente?
- Os dados, quando pertinentes, justificam as interpretações?
- As conclusões ou considerações finais, quando for o caso, são consistentes e refletem uma contribuição?
- Há necessidade de acréscimo de algum item que possa enriquecer o artigo?
- É necessário redução ou a retirada de alguma parte do artigo?
- As ilustrações e tabelas são necessárias e pertinentes, quando for o caso?
- As figuras são ilustrativas e apresentam boa qualidade para reprodução, quando for o caso?
- As referências são adequadas e necessárias?
- As referências estão redigidas de acordo com as normas da revista?
- Os autores referenciados no texto estão citados nas referências?
- Foi feita alguma anotação no manuscrito?
- Parecer quanto à publicação do artigo: Desfavorável, Favorável (O trabalho é aceito para publicação), Favorável, desde que atendidas as reformulações abaixo indicadas, podendo seguir as seguintes sugestões.
Periodicidade
A RIMAR tem uma periodicidade regular semestral. Portanto, um volume será publicado a cada ano com dois números. O número um (n.1) corresponde ao primeiro semestre (Jan./Jun.) e o número dois (n.2) corresponde ao segundo semestre (Jul./Dez.).
Circunstancialmente, a critério do Conselho Editorial, edições especiais relacionadas a temas ou questões específicas de marketing poderão ser publicadas.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Histórico do periódico
A RIMAR - Revista Interdisciplinar de Marketing é a primeira revista acadêmica publicada no Brasil na área de marketing. A RIMAR foi lançada na World Wide Web no ano de 2001 por meio do antigo endereço eletrônico www.rimar-online.org, onde manteve publicação regular entre os anos de 2002 e 2004, tendo sido descontinuada no ano de 2005. A RIMAR teve a sua edição retomada no ano de 2014 e atualmente faz parte do Portal de Periódicos da UEM - Universidade Estadual de Maringá, onde mantem sua abordagem editorial baseada em interdisciplinaridade. A RIMAR é B1 no Qualis CAPES (Classificação Quadriênio 2017-2020), está indexada nas bases SPELL (Impacto para 2 anos = 0,150; Impacto para 5 anos = 0,246; Imediatismo = 0,615, ano de 2021), Google Scholar (h-Index = 13; hi10-Index = 21, ano de 2022), Latindex e EBSCO.