A Geração de Inteligência como Fator de Orientação para o Mercado em Empresas de Tecnologia da Informação em Blumenau
Resumo
A orientação para o mercado é um tema explorado pela Academia com ênfase nos últimos anos. Acentuada contribuição nesse sentido, ocorreu a partir de estudos de Kohli, Jaworski e Kumar, e o desenvolvimento da escala denominada Markor (Market Orientation). No Brasil, estudos de orientação para o mercado em empresas de Tecnologia da Informação (TI) ainda carecem de maior amplitude. O presente artigo buscou medir o índice de geração de inteligência quanto a orientação para o mercado em empresas de TI. Foi realizada uma survey com 50 empresas de TI de Blumenau, Santa Catarina, tendo como respondentes os profissionais da área de marketing destas organizações. Para a mensuração da geração de inteligência foi utilizado o primeiro bloco da escala Markor, que trata especificamente da geração de inteligência. Foi verificado que o setor de TI possui leve geração de inteligência na orientação para o mercado, não havendo diferenças estatísticas em função do segmento de atuação, do faturamento, da quantidade de trabalhadores ou do fato de ter ou não uma área de marketing estruturada.Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.