A Geração de Inteligência como Fator de Orientação para o Mercado em Empresas de Tecnologia da Informação em Blumenau

  • Edson Roberto Scharf PPGAD – FURB Universidade de Blumenau
  • Adriana Krieck Constante FURB Universidade de Blumenau
  • Greicy Tambosi PPGAD – FURB Universidade de Blumenau
Palavras-chave: Marketing, Orientação para o mercado, Mercado, Tecnologia da Informação, Geração de Inteligência

Resumo

A orientação para o mercado é um tema explorado pela Academia com ênfase nos últimos anos. Acentuada contribuição nesse sentido, ocorreu a partir de estudos de Kohli, Jaworski e Kumar, e o desenvolvimento da escala denominada Markor (Market Orientation). No Brasil, estudos de orientação para o mercado em empresas de Tecnologia da Informação (TI) ainda carecem de maior amplitude. O presente artigo buscou medir o índice de geração de inteligência quanto a orientação para o mercado em empresas de TI. Foi realizada uma survey com 50 empresas de TI de Blumenau, Santa Catarina, tendo como respondentes os profissionais da área de marketing destas organizações. Para a mensuração da geração de inteligência foi utilizado o primeiro bloco da escala Markor, que trata especificamente da geração de inteligência. Foi verificado que o setor de TI possui leve geração de inteligência na orientação para o mercado, não havendo diferenças estatísticas em função do segmento de atuação, do faturamento, da quantidade de trabalhadores ou do fato de ter ou não uma área de marketing estruturada.

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Biografia do Autor

Edson Roberto Scharf, PPGAD – FURB Universidade de Blumenau
Professor e Pesquisador do PPGAD – FURB Universidade de Blumenau.
Adriana Krieck Constante, FURB Universidade de Blumenau
Mestranda em Administração – FURB Universidade de Blumenau
Greicy Tambosi, PPGAD – FURB Universidade de Blumenau

Graduada em Comunicação Social – FURB Universidade de Blumenau

Publicado
2014-12-31
Como Citar
Scharf, E. R., Constante, A. K., & Tambosi, G. (2014). A Geração de Inteligência como Fator de Orientação para o Mercado em Empresas de Tecnologia da Informação em Blumenau. Revista Interdisciplinar De Marketing, 4(1), 5-16. https://doi.org/10.4025/rimar.v4i1.26183
Seção
Artigos